A cistite intersticial, também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, consiste em uma doença crônica que afeta de maneira severa a qualidade de vida do paciente, isso porque, é uma inflamação dolorosa que ataca as paredes da bexiga, órgão responsável pelo armazenamento de urina.
Com essa inflamação, a bexiga se torna mais rígida e perde a capacidade de armazenamento, fazendo com que o paciente tenha que ir ao banheiro muitas vezes ao dia, eliminando pouca quantidade de urina.
Normalmente, esse problema atinge especialmente as mulheres em idade adulta. No entanto, pode afetar também os homens em qualquer faixa etária.
As causas da cistite intersticial nem sempre são exatas, no entanto, na maioria das vezes, a doença está relacionada a fatores como reações alérgicas ao período menstrual ou problemas no assoalho pélvico.
Também podem estar relacionadas com doenças como fibromialgia, lúpus, síndrome da fadiga crônica ou síndrome do intestino irritável, por exemplo.
Os sintomas da cistite intersticial são:
Nas mulheres, os sintomas tendem a piorar durante o período menstrual, e é fundamental consultar um médico assim que eles surgirem.
O tratamento para cistite intersticial pode ser feito de várias maneiras, que consiste desde mudanças na alimentação, ou seja, evitando comidas apimentadas ou com alto teor de potássio, à realização de atividades físicas voltadas ao assoalho pélvico.
A cistite intersticial pode ser tratada também com um treinamento da bexiga para auxiliá-la a ampliar aos poucos a sua capacidade de armazenamento.
A administração de medicamentos e procedimentos cirúrgicos também podem ser necessários, até mesmo a estimulação dos nervos ao redor da bexiga.
Para agendar uma consulta com o urologista que trata cistite intersticial, o Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou
clicar aqui.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.