A vasectomia é a cirurgia realizada para que o homem não engravide mais uma mulher. Este é um método contraceptivo masculino seguro e duradouro que basicamente interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos, evitando assim a fecundação e, consequentemente, a gravidez. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Urologia, houve um aumento considerável da realização desse procedimento no país (de 7.800 para 34 mil em um intervalo de apenas 8 anos). Continue a leitura e saiba mais sobre esse procedimento.
Sim. A cirurgia impede a capacidade de gravidez em mais de 99% das vezes, mas é muito importante que após o procedimento, deve-se esperar cerca de 3 meses (ou mais ou menos 20 ejaculações), para que os espermatozoides já produzidos desapareçam do líquido seminal. Após esse período, o homem deve realizar um exame de espermograma para atestar que o líquido ejaculado não contém mais espermatozoides.
É indicada para homens que desejam não ter filhos. Deve-se ter mais de 25 anos de idade para realizar esse procedimento.
A cirurgia é realizada com anestesia local, ou sob sedação anestésica. São feitos dois cortes na parte escrotal para ter acesso aos canais deferentes, que levam os espermatozoides dos testículos (onde são produzidos), até a vesícula seminal (que produz a maior parte do líquido ejaculado). Esse canal é seccionado e ligado, através de sutura, para ocorrer a interrupção do fluxo de espermatozoides. O tempo de cirurgia é em torno de 30 minutos. A alta hospitalar acontece pouco tempo depois do procedimento para o retorno às atividades cotidianas.
Através do espermograma, estudo de avaliação e contagem de espermatozoides no líquido ejaculado. Deve-se esperar um período de 3 meses (ou cerca de 20 ejaculações) para poder realizar o exame. Durante o intervalo entre o procedimento e o exame, o casal deve se prevenir para evitar a gestação.
Por ser um método minimamente invasivo, o pós-operatório da vasectomia costuma ser tranquilo. Orienta-se repouso relativo por 48 horas após o procedimento. Nestes dias, é indicado colocação de gelo local, além do uso de analgésicos. Pode ocorrer um leve inchaço, bem como um pequeno hematoma. Os testículos ficam um pouco sensíveis e um pouco doloroso. Deve-se ainda evitar exercícios físicos e relações sexuais por cerca de 1 semana.
A reversão de vasectomia é um procedimento um pouco mais complexo, que demora cerca de 2 a 3 horas, e que não tem sucesso garantido em todos os casos. Por isso é importante pensar bem antes de tomar a decisão de realizar a vasectomia.
A vasectomia não altera a produção hormonal, sendo assim, não altera a qualidade de ereção do homem. Ela também não muda o volume do líquido ejaculado, que apenas não terá mais espermatozoides. Alguns estudos indicam que casais onde o homem fez a vasectomia, pode deixar o casal menos preocupado e mais relaxado, sem o medo de uma gestação indesejada, o que contribui para uma melhora na vida sexual deles.
Se você procura um urologista de confiança para realizar esse procedimento, sou especialista na técnica e posso ajudá-lo,
marque seu horário através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.