A vasectomia é um método conhecido para controle de natalidade e planejamento familiar. Normalmente, é realizado por homens com 2 filhos ou mais ou pelos que não possuem intenção de tê-los.
Ainda que consista em uma cirurgia definitiva, é possível fazer a reversão da vasectomia em caso de arrependimento. Cerca de 2% a 6% dos homens buscam por essa reversão.
Para essa situação, existem duas possíveis opções: ou reverter a vasectomia, desfazendo a cirurgia ou tendo um bebê de proveta, com espermatozóides retirados do interior do testiculo, técnica conhecida como reprodução assistida.
A vasectomia é um procedimento que se baseia na realização de um corte na bolsa testicular, o qual interrompe a passagem de espermatozoides pelos dois canais deferentes. O sêmen continua sendo expelido no momento do ato sexual, porém sem espermatozóides.
A reversão da vasectomia se dá pela religação desses canais, por meio de uma pequena cirurgia.
Normalmente, ela é indicada para os homens que fizeram a vasectomia há menos de 10 anos e desejam ter filhos do modo tradicional.
A reversão da vasectomia é feita pela reconexão das duas partes dos canais deferentes que foram separadas no procedimento.
É realizada uma pequena incisão de 3cm a 5cm no saco escrotal e as pontas dos canais deferentes são identificadas e suturadas.
O processo com a sutura é feito com fios finos e com auxílio do microscópio, que auxilia na garantia e precisão do procedimento. Ao final, o saco escrotal é costurado novamente.
O procedimento é tido como uma microcirurgia e por essa razão pode ser realizada sob anestesia local ou sedação, em poucas horas e sem a necessidade de internação.
A medicina atual dispõe de duas técnicas diferentes para o procedimento de reversão: a vasovastostomia e a vasoepididimostomia. A escolha é feita durante a cirurgia, dependendo de cada caso e sob a recomendação médica.
As chances da reversão da vasectomia ter sucesso são inúmeras. Após 45 dias do procedimento, o paciente precisa realizar um exame de espermograma para avaliar a quantidade de espermatozoide encontrado no sêmen, além de seu formato e capacidade de movimentação.
Ainda que a reversão seja um sucesso, é necessário avaliar os níveis de fertilidade da mulher que irá receber os embriões fecundados a partir desses espermatozoides.
Para as mulheres com idade abaixo de 35 anos que não possuem histórico de doenças no sistema reprodutor, as chances de gravidez após a reversão de vasectomia podem chegar até 76%.
Para agendar uma consulta com o médico para reversão da vasectomia, o Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clicar aqui.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.