Layout do blog

16 de setembro de 2022

Como fazer a reversão da vasectomia?

reversão da vasectomia

A reversão da vasectomia é feita por meio da religação das duas partes dos canais deferentes que foram separadas durante a cirurgia. A técnica que será usada dependerá de cada caso e da recomendação do médico especialista.

A vasectomia é um método conhecido para controle de natalidade e planejamento familiar. Normalmente, é realizado por homens com 2 filhos ou mais ou pelos que não possuem intenção de tê-los.


Ainda que consista em uma cirurgia definitiva, é possível fazer a reversão da vasectomia em caso de arrependimento. Cerca de 2% a 6% dos homens buscam por essa reversão.


Para essa situação, existem duas possíveis opções: ou reverter a vasectomia, desfazendo a cirurgia ou tendo um bebê de proveta, com espermatozóides retirados do interior do testiculo, técnica conhecida como reprodução assistida. 

O que é a reversão da vasectomia?

O que é a reversão da vasectomia

A vasectomia é um procedimento que se baseia na realização de um corte na bolsa testicular, o qual interrompe a passagem de espermatozoides pelos dois canais deferentes. O sêmen continua sendo expelido no momento do ato sexual, porém sem espermatozóides. 


A reversão da vasectomia se dá pela religação desses canais, por meio de uma pequena cirurgia.


Normalmente, ela é indicada para os homens que fizeram a vasectomia há menos de 10 anos e desejam ter filhos do modo tradicional.

Como é feita a reversão da vasectomia?

Como é feita a reversão da vasectomia

A reversão da vasectomia é feita pela reconexão das duas partes dos canais deferentes que foram separadas no procedimento.


É realizada uma pequena incisão de 3cm a 5cm no saco escrotal e as pontas dos canais deferentes são identificadas e suturadas.


O processo com a sutura é feito com fios finos e com auxílio do microscópio, que auxilia na garantia e precisão do procedimento. Ao final, o saco escrotal é costurado novamente.


O procedimento é tido como uma microcirurgia e por essa razão pode ser realizada sob anestesia local ou sedação, em poucas horas e sem a necessidade de internação.


A medicina atual dispõe de duas técnicas diferentes para o procedimento de reversão: a vasovastostomia e a vasoepididimostomia. A escolha é feita durante a cirurgia, dependendo de cada caso e sob a recomendação médica. 

Quais são as chances da reversão da vasectomia ter sucesso?

chances da reversão da vasectomia ter sucesso

As chances da reversão da vasectomia ter sucesso são inúmeras. Após 45 dias do procedimento, o paciente precisa realizar um exame de espermograma para avaliar a quantidade de espermatozoide encontrado no sêmen, além de seu formato e capacidade de movimentação.


Ainda que a reversão seja um sucesso, é necessário avaliar os níveis de fertilidade da mulher que irá receber os embriões fecundados a partir desses espermatozoides. 


Para as mulheres com idade abaixo de 35 anos que não possuem histórico de doenças no sistema reprodutor, as chances de gravidez após a reversão de vasectomia podem chegar até 76%.

Médico para reversão da vasectomia

Para agendar uma consulta com o médico para reversão da vasectomia, o Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clicar aqui.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: