Layout do blog

13 de outubro de 2022

 Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de rim

Segundo o INCA, o câncer de rim afetou 431 mil pessoas em 2020. No Brasil, foram 12 mil casos no mesmo ano. Para 2040, a expectativa é que esse número cresça para 666 mil casos no mundo e para 19,7 mil no Brasil. Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre a doença.


1 – O que é câncer de rim?

Os rins são importantes para a eliminação de substâncias metabolizadas pelo organismo. Ele funciona como um filtro, ajudando a manter o equilíbrio da água e sais do corpo. Existem diversos tipos de câncer de rim, mas o tipo mais comum é o carcinoma de células renais, que atualmente representa 90% dos casos que se originam nos rins. É o resultado da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, que se proliferam de forma anormal e até, em alguns casos, invadem outras partes do corpo (chamado de metástase).

 

2 – Quais são os fatores de risco?

Fumantes, pessoas obesas e com hipertensão possuem maiores chances de desenvolverem a doença. O uso de diuréticos, especialmente por mulheres, também é considerado um fator de risco para tumores renais. Além disso, pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise estão sob um maior risco de desenvolver câncer de rim.

 

3 – Quais são os principais sinais e sintomas?

Apenas 10% dos pacientes apresentam sintomas mais comuns da doença, como a dor no abdômen, sangue na urina, massa palpável no abdômen. Pode-se apresentar outros sinais menos comuns e que podem sugerir outras doenças, como perda de peso, febre, cansaço, suor excessivo à noite e pressão alta. Como os rins se localizam no abdômen, sintomas mais intensos e com a possibilidade de detecção com palpação só são possíveis se a doença já estiver avançada.

 

4 – Como é feito o diagnóstico?

Normalmente, o diagnóstico acontece acidentalmente, quando o paciente faz um exame de imagem e acaba descobrindo um nódulo no rim. O diagnóstico pode ser feito por ultrassom. A realização de uma tomografia computadorizada é indicada na presença de nódulo ou massa renal. Essa técnica é bastante confiável para sugerir se o tumor é maligno ou benigno. Além disso, pode-se fazer a ressonância magnética, que verifica as alterações vasculares e cistos renais complexos.

 

5 – Como é o tratamento?

A depender do tamanho do tumor e se há metástase, será definido o melhor tratamento. Quando a doença está apenas no rim, o tratamento é feito com a cirurgia de retirada parcial ou total do rim. Entretanto, quando a doença já se apresenta com metástases, o protocolo de tratamento é mais severo. O tratamento conjunto com especialistas de outras áreas é fundamental para um tratamento eficaz e completo. 

 

6 – Como prevenir este tipo de câncer?

Caso seja tabagista, a primeira ação é cessar o tabagismo. Inserir hábitos de vida saudável como atividades físicas diárias e adotar uma alimentação equilibrada também são atitudes significativas. Esteja sempre atento ao próprio corpo, e procure um médico caso perceba alterações no funcionamento do seu organismo.

 

Para saber mais sobre essa doença tão severa, consulte um urologista da sua confiança. Caso precise de ajuda, entre em contato comigo através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537. 


COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: