Layout do blog

18 de outubro de 2022

Próstata aumentada causa impotência?

Próstata aumentada causa impotência

Não, a próstata aumentada em si não causa impotência sexual, apenas em casos onde os nervos responsáveis pela ereção sofrem compressão é que o quadro pode ocorrer. O diagnóstico e tratamento deve ser realizado pelo urologista, médico experiente no cuidado com a saúde íntima masculina.

A próstata aumentada como é popularmente conhecida a hiperplasia benigna da próstata é uma doença caracterizada por um aumento no número elevado de células da próstata, que resulta no aumento de seu volume e tamanho.


O quadro ocorre na grande maioria dos casos na região da zona de transição, localizada em torno da uretra.


Em geral, um terço desse problema aumenta com a idade: estima-se que afete cerca de 20% dos homens com mais de 40 anos e um dos homens com mais de 65 anos.


Entre os principais fatores de risco que potencializam o crescimento da próstata encontra-se a testosterona, responsável pela multiplicação celular neste órgão que causa a doença.

Quais os sintomas de hiperplasia benigna prostática?

sintomas de hiperplasia benigna prostática

Os principais sintomas da hiperplasia benigna prostática está relacionada principalmente com o aumento do volume que ocorre ao redor da uretra, fazendo com que ela seja comprimida, resultando em sintomas que acometem o trato urinário por completo como:



  • Diminuição do fluxo urinário;
  • Incapacidade de urinar;
  • Micção desconfortável ou dolorosa;
  • Sensação de bexiga cheia mesmo após a micção;
  • Incontinência urinária.

Como é feito o diagnóstico da próstata aumentada?

diagnóstico da próstata aumentada

O diagnóstico da próstata aumentada em Brasília é feito a partir da anamnese clínica, onde serão avaliados todos os sintomas apresentados pelo paciente de forma minuciosa. O paciente poderá ser submetido ao exame de toque retal para maior precisão avaliativa.


Além disso, os médicos também podem solicitar um teste de PSA que pode contabilizar até 4,0 ng/ml, dependendo do tamanho da próstata e da idade do paciente.

Se um médico encontrar alterações anormais durante um exame de toque retal, ou se o valor do PSA estiver acima do valor de referência da idade, podem ser necessários exames adicionais, como uma ressonância magnética ou até mesmo uma biópsia de próstata, para avaliar a possibilidade de um aumento e presença de malignidade.

Tratamento para próstata aumentada em Brasília

Tratamento para próstata aumentada em Brasília

O tratamento para próstata aumentada em Brasília depende da causa e gravidade do problema. No caso da hiperplasia prostática benigna o tratamento é iniciado com o uso de medicação, como alfa-bloqueadores (tansulosina, alfuzosina) ou inibidores da 5-alfa redutase (finasterida), para reduzir o tamanho da próstata pequena e aliviar a hiperplasia prostática benigna. sintoma. 


Em casos de maior gravidade, a cirurgia pode ser necessária para remover a porção central da próstata.

Médico para tratar próstata aumentada em Brasília

O médico para tratar próstata aumentada em Brasília é o Dr. Thiago Castro, médico urologista especialista na prevenção e tratamento de doenças que acometem a saúde dos órgãos do trato urinário e sistema reprodutor masculino.


Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537 ou
clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: