Uma lesão testicular tende a ser algo muito comum, que afeta todas as idades, no entanto, as causas podem ser variadas.
A orquite, também conhecida como orqueíte ou orquite testicular, é uma infecção normalmente causada por um vírus, como o da caxumba, e atinge um ou os dois testículos e por consequência também afeta as glândulas sexuais encarregadas pela produção dos espermatozoides e testosterona.
Essa condição pode ser classificada em aguda ou crônica, dependendo da evolução e duração dos sintomas.
A orquite aguda se caracteriza por uma dor forte que se propaga pela virilha, já a crônica costuma ser ausente de sintomas, apenas percebido pela sensação de testículos mais pesados, o que dificulta o diagnóstico e tratamento.
Os sintomas da orquite podem aparecer repentinamente e aparentam não fazer referência a nenhuma outra doença já existente.
Quando é causada pelo vírus da caxumba, manifesta-se por volta de sete dias após a constatação dela, promovendo inchaço e dores nas laterais do pescoço e áreas entre a orelha e o queixo.
Outros sintomas bem comuns são:
Além dos sintomas destacados, os testículos podem ficar muito sensíveis ao toque, durante todo o tempo, ou seja, caso perceba uma sensibilidade incomum, é importante consultar um médico.
O diagnóstico da lesão testicular em Brasília, orquite normalmente é feito por meio de exames clínicos de sangue e urina, bem como histórico de saúde do paciente. Caso não seja o suficiente, o médico especialista poderá solicitar também exames complementares como o ultrassom com doppler colorido.
O médico para tratar lesão testicular em Brasília, Thiago Castro, determina o melhor método de tratamento para cada paciente, que podem ser baseados em repouso, analgésicos e compressas sobre os testes para o alívio de sintomas e inchaços.
Em alguns casos, a condição tende a retroceder de maneira espontânea, porém esse processo é lento e as modificações nos testículos podem demorar muito tempo para desaparecer por completo.
O êxito depende do reconhecimento da causa da inflamação e do diagnóstico precoce dela. Na maioria das vezes, a condição não deixa sequelas após a sua cura.
No entanto, se a procura pelo tratamento for demorada, algumas complicações podem surgir, como testículos atrofiados, formação de abscessos e infertilidade, agravando o quadro.
Para agendar uma consulta com o médico especialista em lesão testicular em Brasília, Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clique aqui!
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.