Layout do blog

14 de junho de 2022

Cirurgia robótica no tratamento do Câncer de Rim

Urologista Dr. Thiago Vilela Castro

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de rim está entre os 13 tipos de câncer mais incidentes no Brasil. Saiba como a cirurgia robótica pode auxiliar no tratamento dessa doença tão severa.


O câncer de rim mais comum é chamado de carcinoma de células claras ou renais, que podem se originar nos órgãos e se espalhar pelo corpo. O carcinoma se desenvolve como uma massa única em um ou em ambos os rins e é possível a ocorrência de dois ou mais tumores nos órgãos.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Carcinoma de Células Claras é o principal tipo de câncer renal, ele corresponde a 75% dos casos. Nas últimas duas décadas tem se observado um aumento na incidência em torno de 2% ao ano. 

A maior faixa etária que esse tipo de câncer ocorre é entre 60 a 80 anos, sendo 50% mais comum em homens. Enquanto em fase inicial, o tumor fica dentro do próprio órgão, em estágio avançado, as células malignas podem migrar para os linfonodos vizinhos e cair na circulação sanguínea, deslocando-se a outros órgãos (metástase).


Principais sintomas do Câncer de Rim

Em estágios iniciais, o câncer de rim não costuma apresentar sintomas. Quando surgem, os mais comuns são:

  • Sangue na urina: ocorre devido ao rompimento dos vasos sanguíneos da massa do tumor. O sintoma está presente em 40% a 50% dos pacientes.
  • Dor persistente na região lombar. Os rins localizam-se na parte mais profunda do abdome e, conforme o tumor cresce, pode ocorrer uma pressão na coluna.
  • Perda repentina de peso.
  • Cansaço constante.
  • Palidez.
  • Febre;


Quando a doença avança, podem surgir aumento do volume abdominal, inchaço nas pernas, falta de ar, tosse e dores ósseas ou fraturas, além de dor de cabeça, tontura, visão dupla e perda da força muscular de um dos lados do corpo.


Como a cirurgia por robótica pode tratar câncer de rim?

A cirurgia por robótica é uma opção menos invasiva para realizar a remoção do câncer nos rins. Nesta técnica, o especialista comanda o robô e controla os movimentos dos instrumentos com o auxílio de um monitor de alta definição e controles especiais. 

 

Com a ajuda dos robôs, que permitem maior destreza e precisão, é possível acessar, com pequenas incisões, regiões mais delicadas do corpo. As cirurgias mais comuns para o tratamento do câncer de rim são:

 

  • Nefrectomia Parcial: Essa cirurgia é indicada principalmente em casos de tumores complexos de rim quando se pretende retirar apenas a lesão e preservar o restante do rim. 

  •  Nefrectomia radical: Cirurgia indicada para os pacientes que possuem tumores grandes onde não é possível preservar o rim. 

 

Quais são as vantagens dessa técnica?

A cirurgia por robótica para retirada do câncer nos rins pode apresentar vantagens como: 

  • Maior precisão em locais de difícil acesso;
  • Visão tridimensional;
  • Menor risco de conversão para cirurgia aberta
  • Maior chance de preservação completa do rim afetado
  • Menor perda sanguínea e menor risco de transfusão de sangue; 
  • Menos dor e uso de analgésicos; 
  • Melhor ergonomia ao cirurgião;
  • Alta hospitalar mais rápida (normalmente 24 a 48 horas de estada do paciente); 
  • Retorno ao trabalho e atividades normais mais cedo.

 

Cuide da sua saúde e da sua qualidade de vida. Acompanhe regularmente seu médico e, em caso de dúvidas, solicite mais informações sobre o uso da cirurgia robótica para o câncer nos rins. Se precisar de ajuda, entre em contato comigo que irei ajudá-lo. 

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: