Quem tem próstata aumentada pode ter relação?
O paciente com próstata aumenta pode ter relação sexual, no entato, se o paciente apresenta inflamação na próstata - conhecida como “prostatite” - não é indicado que mantenha relações sexuais, porém, se o problema é causado pela Hiperplasia Prostática Benigna - um aumento de próstata comum em homens com mais de 50 anos – não há, diretamente, nada que o impeça de manter relações sexuais.
É importante que o paciente saiba que a próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino, localizado abaixo da bexiga, responsável por produzir parte do líquido presente no esperma. Durante o ato sexual, no momento da ejaculação, a próstata se contrai.
Quando o paciente apresenta quadro de inflamação da próstata, principalmente na fase aguda, sente dores durante o ato sexual, de modo que não é indicado que mantenha relações enquanto permanecer com a infecção. A uma pela dor causada, a duas porque é indicado repouso durante o tratamento. Ainda, tendo em vista que é uma doença causada majoritariamente por bactérias, o micro-organismo causador da inflamação pode ser transmitido através do esperma.
Todavia, no caso de o paciente ser diagnosticado com Hiperplasia Prostática Benigna, o aumento da próstata, por si só, não o impede de manter relações sexuais.
A prostatite é uma inflamação causada, normalmente, pela presença de bactérias na próstata, que provoca o aumento significativo da glândula. Quando se apresenta na forma aguda, pode causar dor, desconforto e febre. A doença afeta principalmente homens adultos.
Quais os sintomas da inflamação da próstata?
Os principais sintomas da prostatite são:
Quais os sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna?
A Hiperplasia Prostática Benigna é o crescimento da próstata em decorrência da proliferação celular. A glândula prostática cresce durante toda a vida do homem, mas só começa a causar problemas em homens acima de 50 anos.
Essa condição é muito comum, estima-se que metade dos homens acima dos 60 anos e 90% dos homens com mais de 80 anos apresentam sintomas relacionados à essa doença.
Os sintomas relacionados à Hiperplasia Prostática Benigna são normalmente urinários, pois o aumento da próstata causa obstrução da uretra. São eles:
Além destes, o doente com Hiperplasia Prostática Benigna pode notar que suas ejaculações não estão normais. Os pacientes costumam relatar diminuição da ejaculação, ou até sua ausência, além de incômodo ao ejacular e ejaculação precoce.
A Hiperplasia Prostática Benigna, no geral, não é uma doença que causa muitas complicações para o paciente, mas em casos de sintomas graves ou que interfiram na qualidade de vida, algumas mudanças nos hábitos e tratamentos medicamentosos podem ser indicados, e, em poucos casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica.
Médico para tratar próstata aumentada em Brasília
O médico para tratar de próstata aumentada em Brasília é o Dr. Thiago Castro, médico urologista qualificado para diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao sistema reprodutor e órgãos do trato urinário masculino. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.