
O que é a circuncisão?

Circuncisão(ou postectomia) é a remoção por meio de cirurgia do excesso de prepúcio, uma camada de pele que cobre a glande (“cabeça”) do pênis.
A cirurgia é indicada para várias condições relativas à saúde genital masculina, tais como fimose, parafimose, balanite crônica, HPV no prepúcio, síndrome do excesso de prepúcio, câncer de pênis, correção de dificuldades da micção (dificuldade na orientação do jacto urinário), entre outras.
Além disso, também ajuda na prevenção de várias doenças, uma vez que o excesso de pele facilita o acúmulo de microrganismos prejudiciais à saúde, sendo eficiente na prevenção do cancro peniano, de infecção urinária e de algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A circuncisão é um procedimento cirúrgico muito realizado no mundo, e relativamente simples, podendo ser indicado para homens em todas as idades, a depender dos sintomas e patologias apresentadas. Estima-se que 30% da população mundial masculina é circuncidada.
Como é a cirurgia de circuncisão?

A cirurgia de circuncisão é feita em ambiente hospitalar, mas não precisa de internação. O procedimento é realizado com a aplicação de anestesia local, ou anestesia local combinada com sedação, e dura em média de 40 minutos.
O médico urologista retira o excesso de prepúcio, e faz uma sutura (costura) da pele do pênis com a glande peniana (mucosa). Após acordar da sedação o paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia, a ele são receitados anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos.
A cirurgia é considerada superficial e os pontos utilizados são chamados de “absorvíveis”, de modo que não precisam ser retirados pelo médico, pois caem naturalmente após 14 dias do procedimento, em média, a depender do fio que o médico urologista utilizar.
Como é o pós-operatório da cirurgia de circuncisão?

O pós-operatório costuma ser bastante tranquilo. É comum aparecer hematomas e ocorrer o inchaço do pênis nos primeiros dias após a cirurgia.
Recomenda-se o uso de anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos para auxiliar na recuperação, podendo ser utilizado outros métodos para o alívio do desconforto, como a compressa de gelo no local circuncidado e o uso de pomadas.
O paciente deve permanecer em repouso e não fazer esforço físico ou atividades físicas durante as duas primeiras semanas após a cirurgia, para não prejudicar a cicatrização. No tocante à relações sexuais, não deve mantê-las ou masturbar-se durante, ao menos, 30 dias após a cirurgia, pois a ereção pode tensionar a sutura realizada na cirurgia e prejudicar a cicatrização.
No mais, após a cirurgia não há qualquer dificuldade para urinar, uma vez que o procedimento é superficial e não atinge a uretra.
Após cerca de 15 a 20 dias a cirurgia já está completamente cicatrizada.
Médico para circuncisão em Brasília
O médico para circuncisão em Brasília é o Dr. Thiago Castro, especialista na saúde dos órgãos genitais masculinos, qualificado para diagnosticar e tratar doenças a eles relacionadas. Para agendar uma consulta, e tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de circuncisão, ou postectomia, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537.