Layout do blog

24 de julho de 2022

Quando é indicada a prostatectomia?

Quando é indicada a prostatectomia

A prostatectomia radical é indicada principalmente para tratar o câncer de próstata com a retirada da glândula, de forma que seja feita a preservação da continência urinária e a função erétil, para proporcionar mais saúde e qualidade de vida ao paciente.

A prostatectomia radical é uma cirurgia para remover a próstata (uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino) e o tecido ao seu redor, incluindo as vesículas seminais e alguns linfonodos próximos.


A prostatectomia radical é frequentemente usada para câncer de próstata. No entanto, a intervenção cirúrgica também pode ser recomendada em outras patologias.

O que é a próstata?

O que é a próstata

A próstata é uma glândula em forma de noz com cerca de 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura. Dentro dele, através da uretra, que é uma passagem que transporta a urina da bexiga para o pênis para a descarga.


A próstata fica abaixo da bexiga e na frente do reto e está ligada às vesículas seminais, os órgãos responsáveis ​​por produzir parte do fluido que compõe o esperma ejaculado.


Na verdade, essa glândula também ajuda a formar o esperma, produzindo um fluido alcalino que protege e nutre o esperma com sais minerais e enzimas.


Além disso, a alcalinidade dessa substância ajuda a neutralizar a acidez da vagina, prolongando a vida útil dos gametas masculinos, aumentando assim as chances de fertilização.


Quando um homem ejacula, a próstata se contrai, empurrando o esperma em direção ao pênis e fechando o ureter, que está ligado à bexiga, ajudando a evitar a passagem da urina durante a ejaculação.


Ou seja, embora a próstata seja um órgão importante do sistema reprodutor masculino, ela não é necessária para a vida. Por esta razão, é perfeitamente possível viver sem glândulas, ou mesmo fazer sexo.

Como é feita a prostatectomia?

Como é feita a prostatectomia

A prostatectomia radical pode ser realizada por meio de cirurgia aberta ou laparoscópica pura ou com o auxílio de uma plataforma robótica. Em todos os procedimentos, a próstata e as vesículas seminais são completamente removidas, e a bexiga e a uretra são unidas por suturas. 


Uma sonda é passada através do pênis para ajudar na cicatrização. A sonda é removida cerca de 7 dias após a cirurgia. Em alguns casos, os gânglios linfáticos (glândulas) também podem precisar ser removidos da área pélvica. As indicações para este procedimento são definidas pelo seu urologista no pré-operatório. 


No caso de cirurgia aberta, é feita uma incisão na parede abdominal ou no períneo através da qual o cirurgião vai diretamente para a próstata.

Prostatectomia radical robótica

A prostatectomia radical robótica é realizada a partir do uso de equipamentos de alta tecnologia para o monitoramento mais avançado, garantindo sono profundo e total imobilidade durante o procedimento. 


O assistente do cirurgião  estará ao seu lado o tempo todo para controlar as trocas de instrumentos. Seu cirurgião se posicionará no console cirúrgico, a unidade de controle remoto do robô localizado na mesma sala de cirurgia, e iniciará a operação.


O procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado e que ofereça toda infraestrutura médica necessária para realizar um procedimento seguro e eficaz.

Urologista especialista em prostatectomia radical

Para agendar uma consulta com o médico urologista especialista em prostatectomia radical na cidade de Brasília, basta entrar em contato com a central de atendimento do Dr. Thiago Castro, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: