Layout do blog

25 de julho de 2022

Existe tratamento para a Hiperplasia Prostática Benigna?

Quando realizar o exame de próstata

A hiperplasia prostática benigna, ou HPB, é uma patologia que afeta os homens a partir dos 40 ou 50 anos e se torna mais comum com o avanço da idade: segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quase 40% dos homens entre 60 e 70 anos têm a doença. Ela é marcada pelo aumento do tamanho da próstata. Existe tratamento para o problema? Confira!

Como identificar a hiperplasia da próstata?


O diagnóstico depende do toque retal e do levantamento do histórico do paciente para que o urologista possa afastar outros fatores que geram os problemas urinários. Por exemplo, se há uso de medicamentos que interferem no funcionamento da bexiga, tais como antialérgicos e diuréticos, além de consumo excessivo de líquidos e de cafeína, que estimulam a diurese.


Alguns testes complementares podem ser necessários, como a dosagem sanguínea do antígeno prostático específico, ou PSA, um marcador de alterações na glândula, que se eleva discretamente nesses casos. Por sua vez, o exame de urina e a ultrassonografia das vias urinárias ajudam a afastar a possibilidade de distúrbios exclusivos do trato urinário. 


Por fim, existem outros parâmetros que dão suporte ao diagnóstico de HPB como é o caso da urodinâmica e da urofluxometria. São métodos diagnósticos que servem para medir a força do jato de urina e o esvaziamento da bexiga.


Tratamento para HPB pode ser medicamentoso ou cirúrgico

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, e vai depender dos sintomas e do aumento da próstata. O tratamento clínico medicamentoso, normalmente, diminui os sintomas e reduz um pouco o tamanho da próstata e pode ser indicado em casos iniciais e mais brandos.


Já o tratamento cirúrgico é indicado nos casos em que o uso de medicamentos não atingiu os resultados esperados ou quando a obstrução que o aumento da próstata provocada na uretra é muito grande, o que agrava os sintomas da HPB. Como consequência desta obstrução, a doença pode tornar o jato urinário fraco, fazer o homem sentir vontade de ir ao banheiro com frequência e demandar mais força para urinar. 


Diagnóstico precoce da HPB evita complicações da doença

A única maneira de descobrir se a HPB precisa ou não de tratamento é procurar um médico especialista para uma avaliação. Vale ressaltar que a ausência de medidas para tratar a doença, quando necessário, pode prejudicar a saúde.


 A falta de tratamento da hiperplasia da próstata pode gerar graves problemas, como retenção urinária crônica, descompensação da musculatura da bexiga chegando até a hidronefrose bilateral, que é uma condição na qual um ou ambos os rins ficam inchados devido ao esvaziamento incompleto do trato urinário. 


Por isso é importantíssimo o acompanhamento anual da próstata, especialmente para quem possui idade de risco, tanto para os casos de HPB quanto para os casos de câncer de próstata. Para marcar uma consulta de avaliação, entre em contato comigo através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537. Será um prazer ajudá-lo. 


COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: