A vasectomia é um pequeno procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local, com ou sem sedativos, com a finalidade de esterilização masculina. O método é considerado definitivo e tem a maior taxa de sucesso (99%) na prevenção da gravidez entre os métodos contraceptivos.
O procedimento é simples, leva de 30 a 40 minutos e deve ser realizado por um urologista. Após a cirurgia, os pacientes recebem alta de acordo com as orientações apropriadas e devem ficar em casa pelo resto do dia.
Para a cirurgia, foram identificados os pequenos vasos deferentes, que transportam os espermatozoides sob a pele. Através de pequenas incisões em ambos os lados do escroto, os vasos deferentes são cortados e bloqueados com suturas. Dessa forma, o esperma não passará mais durante a ejaculação.
A vasectomia é indicada para homens (casais) que não desejam ter filhos e possuem mais de 25 anos de idade, ou, pelo menos, com dois filhos vivos. O procedimento só pode ser realizado após um período de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.
A vasectomia auxilia também na saúde da mulher, isso porque, com este método contraceptivo, o uso de hormônios e DIUs são dispensados.
Vale ressaltar que o uso de camisinha é sempre recomendado devido às doenças sexualmente transmissíveis.
Não, a vasectomia não causa impotência sexual! Esse é um dos maiores equívocos sobre a vasectomia, pois o procedimento é realizado apenas no ducto deferente e o procedimento não interfere ou afeta nenhuma área do pênis.
A impotência sexual é caracterizada pela dificuldade em obter uma ereção ou diminuição da libido podem estar relacionadas ao estresse ou ansiedade. Durante a recuperação, a área cirúrgica pode ficar dolorida e afetar o desempenho sexual. No entanto, a vida sexual voltou ao normal depois de alguns dias.
O prazer sexual masculino não diminui após a vasectomia, e a cirurgia não interfere na produção de testosterona, hormônio que está diretamente relacionado à libido e taxas de libido.
Muitos homens podem apresentar melhor desempenho sexual porque estão mais relaxados sabendo que não correm o risco de causar uma gravidez indesejada.
A cirurgia para vasectomia pode ser realizada no consultório urológico, clínicas ou hospitais que ofereçam toda a infraestrutura médica necessária. O procedimento consiste em uma incisão mínima feita em média em um período de 20 a 30 minutos sob anestesia local.
Em grande parte dos pacientes não necessitam de internação hospitalar, sendo liberados pouco tempo após a realização do procedimento.
Alguns pacientes relatam desconforto e hipersensibilidade nos primeiros dias após a vasectomia devido à cicatrização, principalmente ao sentar ou caminhar. Esse sentimento geralmente desaparece após uma média de três dias. As relações sexuais podem recomeçar dentro de uma semana após a cirurgia.
Para agendar uma consulta com o médico urologista especialista em vasectomia na cidade de Brasília-DF, Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clicar aqui!
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.