Layout do blog

19 de julho de 2022

4 benefícios da cirurgia robótica na urologia 

Urologista Dr. Thiago Vilela Castro

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo e que oferece muitos benefícios ao paciente. Essa técnica tem ganhado cada vez mais espaço nos tratamentos urológicos. Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da cirurgia robótica.

A cirurgia robótica é uma grande aliada tecnológica da urologia, pois conta com um robô para auxiliar o cirurgião em procedimentos com mais precisão e movimentos minuciosos para evitar complicações, principalmente em cirurgias na próstata.

Quando comparada a procedimentos laparoscópicos ou cirurgia convencional, essa  forma de realização de cirurgia se destaca por meio de inúmeros benefícios. Confira 4 dos principais benefícios da cirurgia robótica.

 

1.Mais precisão e segurança


A plataforma robótica traz uma imagem 3D tridimensional do campo cirúrgico, já que a mesma é ampliada 15 vezes mais. O monitor de alta definição traz para o cirurgião imagens com mais visibilidade, garantindo movimentos mais assertivos, do que se fossem feitos pela mão humana. 


O robô também conta com braços articulados, que trabalham como as mãos esquerda e direita e como a mão do cirurgião auxiliar. Esses braços possuem pinças cirúrgicas acopladas e através delas que são feitas as incisões. Seus movimentos são em 360 graus e conseguem acessar regiões mais difíceis e com ângulos mais estreitos, garantindo maior segurança e precisão para qualquer ação no decorrer do procedimento.

2. Menos risco de efeitos colaterais

Em cirurgias mais delicadas, como a cirurgia de próstata, por exemplo, qualquer movimento errado pode gerar efeitos colaterais muitas vezes irreversíveis, como incontinência urinária e disfunção erétil, que podem afetar diretamente a qualidade de vida do paciente.

Com a precisão oferecida ao médico cirurgião pela tecnologia do robô, esses riscos são minimizados e o paciente tem mais segurança durante a realização.

3. Pós-operatório descomplicado

O pós-operatório da cirurgia robótica é um dos grandes atrativos. Como há menos cortes que em um procedimento convencional, têm menos sangramentos e a recuperação é mais fácil e rápida.


O tempo de internação também cai de 5 para 1 a dias – e o paciente consegue voltar às suas atividades normais mais rapidamente. As cicatrizes são

mínimas, de 5 a 8 milímetros, bem menores que nas cirurgias convencionais. Como benefício, os riscos de infecção também caem. 

4. Cirurgias urológicas realizadas com robótica

 Na urologia, a cirurgia robótica pode ser utilizada para diversos procedimentos: 

  • Prostatectomia radical: Consiste na remoção completa da próstata e vesículas seminais através de um sistema robótico.
  • Nefrectomia parcial e radical: Consiste na remoção completa ou parcial de tumores nos rins.
  • Cistectomia radical: Procedimento de retirada da bexiga quando apresenta grandes tumores ou um quadro irreversível por outras abordagens não cirúrgicas.
  • Cirurgia prostática de resgate: É a cirurgia utilizada para tratamento do câncer de próstata localizado.


A cirurgia robótica é uma opção moderna e segura. Para saber mais, entre em contato comigo através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537, e conheça mais sobre essa técnica para saber se ela se ajusta ao seu caso.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: