As glândulas adrenais, também chamadas de supra renais, estão situadas na parte superior dos rins e são órgãos com cerca de 5 cm, responsáveis pela produção de hormônio.
Assim como os demais tecidos humanos, suas células também podem se multiplicar para além do esperado, dando ínicio a tumores e outros tipos de câncer.
O tumor na glândula adrenal quando benigno geralmente é assintomático, da mesma forma que os malignos no estágio inicial. Por esse motivo, o diagnóstico tende a ser tardio.
Os sintomas do tumor na glândula adrenal geralmente se manifestam quando a doença já se encontra em uma fase mais avançada, e costumam ser bem parecidos aos sintomas de outros tipos de câncer. Conheça alguns deles.
Quando um ou mais desses sintomas forem frequentes, é fundamental que uma consulta com o médico para tumor seja agendada, para uma avaliação.
Normalmente, os nódulos nas glândulas adrenais são notados a partir de exames de imagem no abdômen, porém também podem ser descobertos com o auxílio de análises complementares como sangue e urina utilizados para medir os níveis de hormônios.
A ultrassonografia é capaz de identificar as alterações de tamanho dos adrenais e a ressonância magnética e o chamado PET Scan também conseguem acrescentar informações mais precisas para um maior conhecimento das lesões.
O tratamento para o tumor na glândula adrenal é indicado com referência na localização, tamanho e nas condições em que o paciente se encontra.
O mais comum é a intervenção cirúrgica para a remoção total de uma ou das duas glândulas adrenais, procedimento chamado de adrenalectomia. É considerada uma técnica minimamente invasiva, realizada por meio de cirurgia robótica, videolaparoscopia e em alguns casos, via aberta.
Dependendo do estágio do tumor, pode ser recomendado o tratamento com quimioterapia, radioterapia, além do uso de medicamentos que podem auxiliar no pós-cirúrgico.
Ainda que o tumor na glândula adrenal possua diversas formas de diagnóstico e tratamento, o melhor a se fazer é o acompanhamento periódico com um médico especialista para que a saúde esteja sempre em dia.
Diante de qualquer indício, é ideal que se procure por um urologista para excluir a possibilidade de qualquer condição associada a tumores ou câncer.
Para agendar uma consulta com o urologista para tratar tumor na glândula adrenal em Brasília, basta entrar em contato com a central de atendimento do Dr. Thiago Castro, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clique aqui!
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.