O urologista é o médico especializado em doenças associadas ao aparelho urinário, como a bexiga e os rins. No entanto, o que a maioria das pessoas desconhecem é que este profissional não cuida apenas dos problemas que acometem o sistema reprodutor masculino, mas também das mulheres e crianças.
Embora a maior parte das mulheres ainda não compreenda a importância de se consultar regularmente com o urologista, as avaliações devem ser realizadas, assim como os demais exames fundamentais para a saúde feminina.
Por meio da prevenção feita com o médico urologista, é possível obter diagnósticos prévios de diversas patologias que afetam o trato urinário inferior, tanto dos homens, quanto das mulheres. Doenças que prejudicam a bexiga e uretra devem ser tratadas por esse profissional.
As mulheres podem sofrer com diversos problemas urinários, especialmente quando chegam à menopausa. Os principais são:
A maioria das condições relacionadas ao trato urinário tem o seu diagnóstico tardio, isso porque, alguns sintomas podem ser controlados com uso de medicamentos e apresentando melhoras a curto prazo, porém sem a interferência do urologista, eles podem voltar a aparecer.
É fundamental estar atento aos sinais que o corpo emite. Caso alguns desses sintomas sejam observados:
Caso a mulher apresente qualquer um dos indícios destacados, deve agendar uma consulta com a urologia feminina, para descartar problemas associados ao aparelho reprodutor, ou no caso de um diagnóstico, iniciar o tratamento rapidamente.
Ainda que não seja necessário uma intervenção cirúrgica, é importante que as mulheres criem o hábito do acompanhamento constante com o urologista, bem como a realização de exames para a análise de possíveis desconfortos.
Para agendar uma avaliação médica com o urologista que atende mulher em Brasília, basta entrar em contato com a central de atendimento do Dr. Thiago Castro, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou
clique aqui!
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.