Já tive cálculo renal, será que posso ter de novo?
Infelizmente a resposta para esta pergunta é SIM!
A temida pedra nos rins, é ocasionada pela formação de cristais no órgão, estes cristais são formados por minerais presentes na urina. A causa destas formações podem ser diversas, mas normalmente estão ligadas à alimentação ou a fatores genéticos.
Desta forma, todo indivíduo que já teve uma vez o problema é um forte candidato a ter novamente. Principalmente, se não seguir algumas recomendações médicas atreladas a hábitos de vida mais saudáveis.
Uma vez diagnosticado que você tem cálculo renal, o primeiro passo é determinar, por meio de exames, o tamanho dos cristais presentes em seu rim. Dependendo do tamanho, local e sintomas, o tratamento poderá variar entre medicamentos e em alguns casos cirurgia.
Além de identificar os sintomas, para confirmar o diagnóstico, deve-se fazer um ou mais dos exames mostrados a seguir:
É utilizado para avaliar se os rins estão funcionando corretamente a partir de parâmetros como ácido úrico, cálcio, uréia e creatinina. Valores alterados dessas substâncias podem indicar problemas nos rins ou em outros órgãos do corpo, e a causa das alterações deve ser avaliada pelo médico.
A urina deve ser coletada durante 24 horas seguidas para avaliar se o corpo está eliminando muitas substâncias que favorecem a formação de pedras, se existem micro-organismos causando infecções ou se existe a presença de pequenos pedaços de pedras.
Além de identificar a presença de pedras, consegue identificar a quantidade e o tamanho delas, e se existe inflamação em algum órgão do corpo.
Este exame registra várias fotografias do corpo em diferentes ângulos, facilitando a diferenciação e identificação das pedras, mesmo que estejam presentes em tamanho bastante reduzido.
Algumas medidas simples podem ajudar os pacientes a evitarem de ter recorrência do problema:
A dica mais importante é evitar o sódio, isso garante inúmeros benefícios no organismo, e não ter cálculo renal é um deles.
Para saber mais, entre em contato comigo através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537. Em caso de identificação de qualquer sintoma referente aos cálculos renais, procure um urologista da sua confiança.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.