Layout do blog

26 de julho de 2022

Cirurgia robótica para câncer de próstata

Cirurgia robótica para câncer de próstata

A cirurgia robótica para câncer de próstata é a prostatectomia radical, um procedimento que consiste na retirada da glândula e dos tecidos danificados em seu entorno.

A cirurgia robótica do câncer de próstata é um procedimento minimamente invasivo considerado uma evolução da cirurgia laparoscópica para remover cirurgicamente os tumores da próstata. A tecnologia utiliza um robô para auxiliar o cirurgião na realização do procedimento com precisão.


A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão de cerca de 0,5 cm no abdome do paciente, por onde são inseridos quatro braços robóticos. Três deles são usados ​​para transportar pequenos instrumentos que serão usados ​​durante a cirurgia. Este último possui uma pequena câmera adicional responsável por fornecer imagens 3D e ampliadas do interior do órgão, com movimento em múltiplas direções.


As imagens são transmitidas para um monitor, permitindo ao cirurgião controlar remotamente o movimento do robô durante todo o procedimento. Em outras palavras, o robô não faz nada sozinho, apenas replica os movimentos da mão do cirurgião, ajudando-o a obter maior precisão durante a cirurgia.

Quando a cirurgia robótica de próstata é indicada?

Quando a cirurgia robótica de próstata é indicada

A cirurgia robótica para câncer de próstata é indicada para todos os estágios da doença.  Este procedimento não se aplica quando o câncer está em estágio metastático, ou seja, quando já se espalhou para outras partes do corpo. No entanto, o procedimento só deve ser realizado sob recomendação médica, de modo que esta seja a melhor opção para o paciente.

Como é a recuperação da cirurgia robótica de próstata?

Como é a recuperação da cirurgia robótica de próstata?

A recuperação da cirurgia robótica de próstata tem demonstrado melhores resultados na recuperação pós-operatória, como restabelecimento da mobilidade, controle da dor e melhora da cicatrização.


Após a prostatectomia radical robótica, o paciente permanece por algumas horas sob observação.


O tempo médio de permanência é de 24 a 48 horas. A constipação é comum nos dias seguintes à cirurgia, mas não impede a alta hospitalar.


Quanto à alimentação, uma dieta branda pode ser colocada em prática logo após a cirurgia. No quarto, recomenda-se sentar na cama e levantar da cama e caminhar com a ajuda de enfermeiros e familiares.


Nos cuidados após a prostatectomia radical robótica, o primeiro é o exercício da musculatura pélvica após a alta.


O cateter geralmente é retirado 5 a 7 dias após a cirurgia. As suturas são absorvidas e não precisam ser retiradas.


Quanto à vida sexual do paciente, serão prescritos medicamentos para ajudar a restabelecer o desempenho sexual após após a retirada da sonda. 

Quais os benefícios da cirurgia robótica de próstata?

A cirurgia robótica de próstata apresenta uma série de benefícios à saúde do paciente, principalmente se comparada com a cirurgia  convencional, a cirurgia robótica para câncer de próstata permite ressecção cirúrgica mais segura da próstata, reduzindo riscos potenciais e aumentando a eficácia da ressecção tumoral. Além destes, há outros benefícios como:



  • Visão cirúrgica 3D;
  • Menor perda de sangue;
  • Precisão cirúrgica;
  • Incisão mínima;
  • Melhor ergonomia ao médico.


Clínica para cirurgia robótica de próstata

A clínica para cirurgia robótica de próstata do Dr. Thiago Castro, conta com toda infraestrutura e tecnologia médica necessária para realizar o procedimento com precisão e excelência, junto a grande expertise profissional.


Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento do Dr. Thiago Castro, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou
clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: