Segundo o INCA, o câncer de bexiga é considerado o 7º mais incidente na população masculina, e o 14º entre as mulheres. Se diagnosticado precocemente, têm altas chances de cura. Continue a leitura e conheça os tratamentos disponíveis para essa doença.
A bexiga é o órgão responsável por armazenar a urina produzida pelos rins. É um reservatório músculo-membranoso, elástico, e que suporta cerca de meio litro de urina em seu interior e pode ser foco para o surgimento de alguma neoplasia.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos do câncer de bexiga para 2022, deve ultrapassar os 10 mil e tem como o principal fator de risco conhecido, o tabagismo (fumo).
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a condição é o 2º tumor mais comum do trato genito-urinário, sendo o 4º tumor maligno mais comum nos homens e o 9º nas mulheres.
A doença se desenvolve após um crescimento desordenado das células de um dos três tipos de tecidos (de secreção, de transição ou escamoso) da bexiga. Ele pode ser classificado em três tipos: carcinoma de células de transição (ou carcinoma urotelial), carcinoma de células escamosas ou adenocarcinoma (nas células de secreção).
O principal sintoma é a eliminação de sangue na urina, mas nem toda hematúria indica o câncer.
Irritações do trato urinário baixo também podem ser percebidas Como a polaciúria (vontade de urinar muitas vezes ao dia, mas com pouca quantidade), disúria (dificuldade em urinar) e a urgência em urinar.
Em casos mais avançados, outros sintomas podem surgir, como palidez (anemia), emagrecimento, nódulos palpáveis ou visíveis em exames de imagem, entre outros sintomas.
Portanto, ao notar qualquer sinal de alerta, procure imediatamente um urologista para investigar.
O tratamento para o câncer de bexiga vai depender do estágio em que o tumor se encontra, mas geralmente tem a indicação cirúrgica como primeira opção de tratamento. Conheça os principais tratamentos indicados:
Essas são algumas opções de tratamento que você deve discutir com seu médico, para que cheguem juntos à melhor escolha, sempre ponderando os riscos e benefícios de cada tratamento. Caso queira saber mais, entre em contato comigo através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537, será um prazer ajudá-lo!
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.