
Recidiva de câncer de próstata tem cura?

A recidiva de câncer de próstata pode ter cura principalmente em casos de pacientes com tumores pequenos e localizados. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente de acordo com suas especificações.
Em alguns pacientes, os tumores de próstata podem recorrer após o tratamento inicial com cirurgia (prostatectomia radical) ou radioterapia destinada a remover esta glândula masculina, esta é a chamada recidiva de câncer.
O risco depende da apresentação inicial da doença e das características genéticas e morfológicas das lesões. Tumores muito pequenos e localizados têm cerca de 100% de chance de serem curados, então o risco de voltar a crescer após o primeiro tratamento é muito baixo. Por outro lado, esse risco é maior em tumores inicialmente mais avançados.
Por que a recidiva de câncer de próstata acontece?

A recidiva do câncer de próstata acontece especialmente em casos onde o tumor cresceu rapidamente ou se espalhou para outras partes do corpo antes ou durante o tratamento. As recorrências de câncer de próstata são incomuns, mas ocorrem por dois motivos principais:
Ressecção incompleta do tumor
Em casos raros, a cirurgia tradicional de câncer de próstata não pode remover completamente o tumor. Se isso acontecer, pequenas áreas de células tumorais permanecem no paciente e não podem ser detectadas por exames de imagem. Com o tempo, essas células podem evoluir e se multiplicar em número suficiente para causar sintomas ou serem localizadas por meio de testes.
Resistência ao tratamento
Quimioterapia e a radioterapia são tratamentos muito comuns e eficazes para o câncer de próstata, mas as células cancerígenas podem se tornar resistentes a esses tipos de tratamentos. Embora a grande maioria das células esteja extinta, algumas delas podem não ter sido alteradas ou afetadas o suficiente para serem mortas. Com o tempo, essas células podem crescer e reaparecer.
Qual o tratamento para recidiva do câncer de próstata?

O tratamento para recidiva do câncer de próstata varia de acordo com o grau de complexidade de cada paciente, que será devidamente avaliada pelo médico especialista. As principais opções de tratamento curativo do câncer de próstata localizado e localmente avançado são a prostatectomia radical (PR) e radioterapia (RT), em suas várias formas, que também será definida pelo médico responsável.
Todas as terapias apresentam um risco significativo de doença não controlada, com 27% a 53% de todos os pacientes recebendo qualquer uma dessas terapias desenvolvendo recorrência bioquímica (RB), uma elevação posterior do antígeno prostático específico (PSA).
Médico para tratar recidiva do câncer de próstata em Brasília
O médico para tratar recidiva do câncer de próstata em Brasília é o Dr. Thiago Castro, médico uro oncologista. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537 ou
clique aqui!