Layout do blog

11 de novembro de 2022

Quantos anos dura a vasectomia?

Quantos anos dura a vasectomia

A vasectomia dura por muitos anos, sendo um procedimento sem prazo de validade. Após o procedimento o paciente é submetido a uma exame de espermograma para avaliar o sucesso da cirurgia. Em casos raros o paciente pode apresentar recanalização espontânea, que significa a ineficiência do procedimento anos depois.

A vasectomia não possui um prazo de validade para sua eficácia. Apesar de ser um dos principais métodos de esterilização pode apresentar falhas, como a recanalização espontânea.


Isso porque a vasectomia é a ligadura (fechamento) do ducto deferente masculino. Trata-se de um pequeno procedimento com anestesia local na parte superior do escroto (bolso), no qual são cortados os canais que transportam os espermatozóides dos testículos para as demais glândulas que produzem os espermatozóides (líquido) nos homens. 


Após uma vasectomia, a ejaculação permanece normal, mas não há espermatozóides na ejaculação.


A chance de recanalização espontânea é inferior a 1%, sendo que 90% ocorrem no primeiro ano após a vasectomia e os 10% restantes ocorrem nos anos subsequentes, sendo os casos mais comuns após a realização do procedimento.

Para quem é indicada a vasectomia?

Para quem é indicada a vasectomia

A vasectomia é indicada para pacientes homens que buscam a esterilização e que se encaixam nos requisitos para realização do procedimento. De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios para a realização de uma vasectomia são homens com idade igual ou superior a 21 anos.


Como se trata de uma esterilização, os pacientes são submetidos a um questionário detalhado em um tempo de espera de 60 dias para refletirem sobre o assunto, a fim de garantir o real desejo de realizar a cirurgia.


A esterilização pode ser realizada mediante autorização judicial para pessoas absolutamente incapazes por meio de laudos psicossociais e/ou médicos. 

Quais os benefícios da vasectomia?

Quais os benefícios da vasectomia

Entre os principais benefícios da vasectomia destacam-se:


  • Alta taxa de eficiência;
  • Procedimento rápido e seguro;
  • Não interrompe a atividade sexual;
  • Não causa impotência sexual;
  • Contribui para a saúde da mulher.


Vale ressaltar que a vasectomia é um procedimento eficaz para a concepção. No entanto, as doenças sexualmente transmissíveis podem ocorrer.

A vasectomia é reversível?

A vasectomia é reversível

Sim, a vasectomia é reversível. Embora a vasectomia seja conhecida como um método definitivo de controle de natalidade, em alguns casos é garantido a reversão do processo. No entanto, as taxas de sucesso são variáveis ​​e o sucesso nem sempre é garantido. Outro ponto importante é que as taxas de sucesso são maiores quando a reversão é realizada durante os primeiros 10 anos da cirurgia. A cirurgia de reversão é mais complicada do que uma vasectomia.

Urologista para vasectomia

Para agendar uma consulta com o médico urologista para vasectomia, o Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou clicar aqui

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: