A vasectomia não possui um prazo de validade para sua eficácia. Apesar de ser um dos principais métodos de esterilização pode apresentar falhas, como a recanalização espontânea.
Isso porque a vasectomia é a ligadura (fechamento) do ducto deferente masculino. Trata-se de um pequeno procedimento com anestesia local na parte superior do escroto (bolso), no qual são cortados os canais que transportam os espermatozóides dos testículos para as demais glândulas que produzem os espermatozóides (líquido) nos homens.
Após uma vasectomia, a ejaculação permanece normal, mas não há espermatozóides na ejaculação.
A chance de recanalização espontânea é inferior a 1%, sendo que 90% ocorrem no primeiro ano após a vasectomia e os 10% restantes ocorrem nos anos subsequentes, sendo os casos mais comuns após a realização do procedimento.
A vasectomia é indicada para pacientes homens que buscam a esterilização e que se encaixam nos requisitos para realização do procedimento. De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios para a realização de uma vasectomia são homens com idade igual ou superior a 21 anos.
Como se trata de uma esterilização, os pacientes são submetidos a um questionário detalhado em um tempo de espera de 60 dias para refletirem sobre o assunto, a fim de garantir o real desejo de realizar a cirurgia.
A esterilização pode ser realizada mediante autorização judicial para pessoas absolutamente incapazes por meio de laudos psicossociais e/ou médicos.
Entre os principais benefícios da vasectomia destacam-se:
Vale ressaltar que a vasectomia é um procedimento eficaz para a concepção. No entanto, as doenças sexualmente transmissíveis podem ocorrer.
Sim, a vasectomia é reversível. Embora a vasectomia seja conhecida como um método definitivo de controle de natalidade, em alguns casos é garantido a reversão do processo. No entanto, as taxas de sucesso são variáveis e o sucesso nem sempre é garantido. Outro ponto importante é que as taxas de sucesso são maiores quando a reversão é realizada durante os primeiros 10 anos da cirurgia. A cirurgia de reversão é mais complicada do que uma vasectomia.
Para agendar uma consulta com o médico urologista para vasectomia, o Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou
clicar aqui.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.