O exame de próstata é realizado para avaliar a presença de alterações anormais na glândula masculina. Os exames mais comuns para detectar alterações são o toque retal e a análise sanguínea de PSA.
Uma vez que o especialista detecta alterações no exame de próstata, ele pode solicitar outros para melhor elucidar as alterações, que podem ser medidas de fluxo urinário e ultrassonografia transretal. Isso possibilita estudar a presença de tumores que podem evoluir para câncer de próstata.
A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, especificamente, é uma glândula localizada entre o pênis e a bexiga. A próstata está diretamente ligada às vesículas seminais (um dos componentes responsáveis pela formação do sêmen) e à uretra.
O exame de próstata é feito através das abordagens sanguínea e retal.
O teste do antígeno prostático específico (PSA) é realizado através da coleta de sangue venoso para avaliar a quantidade de proteína presente e produzida na próstata. Com o teste de PSA, é possível analisar a presença de câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna ou simplesmente detectar inflamação na próstata.
No caso do exame de próstata através do toque retal, o médico introduz o dedo indicador no ânus do paciente, para analisar possíveis detectar fissuras anal, nódulos, hemorroidas entre outras enfermadas. Este processo é rápido e indolor.
A importância do exame de próstata está completamente relacionada com o diagnóstico precoce de câncer de próstata. Isso porque, não há como prevenir o surgimento da doença. Porém, seu diagnóstico precoce permite maiores possibilidades de tratamento de sucesso, de modo conservador ou cirúrgico.
Para agendar uma consulta com o médico para exame de próstata que atende na cidade de Brasília, Dr. Thiago Castro, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284 -7537 ou
clicar aqui e escolher o melhor dia e horário.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.