Layout do blog

15 de dezembro de 2022

Quando a citoscopia é indicada?

Quando a citoscopia é indicada

A cistoscopia é indicada para avaliar possíveis condições e patologias vesicais e uretrais. Ou seja, questões relacionadas à saúde da bexiga e da uretra, incluindo inflamação, cálculos renais (litíase), câncer de bexiga e uretra, entre outros.

A cistoscopia é útil para o diagnóstico de uma variedade de condições, tais como:



  • Pedra nos rins;
  • Endometriose;
  • Sintomas do trato urinário inferior;
  • Hematúria (sangue na urina);
  • Inflamação crônica da bexiga e do trato urinário;
  • Tumor (benigno ou maligno).


O exame é principalmente recomendado para pacientes com suspeita de câncer de bexiga, sendo este um dos tipos mais comuns de tumores. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a doença é o quarto tipo de câncer mais comum em homens e o oitavo mais comum em mulheres.


Além disso, o câncer de bexiga é a segunda doença mais comum tratada pelos urologistas, depois do adenocarcinoma de próstata (câncer de próstata).


A cistoscopia também pode ser usada para tratar certas condições, como o caso da litíase, na fragmentação do cálculo renal. Este procedimento também é utilizado para avaliar e tratar lesões do trato urinário.

Como é feita a citoscopia?

Como é feita a citoscopia

A cistoscopia é feita a partir da introdução de um cistoscópio esterilizado pela uretra do paciente, seguindo a até a bexiga. Normalmente, anestesia local e lubrificantes são administrados para reduzir a sensibilidade e facilitar a penetração do dispositivo.


Os cistoscópios têm cerca de 30 a 150 centímetros de diâmetro e comprimento, mas apenas 15 a 30 centímetros são inseridos na uretra e na bexiga. Os aparelhos também possuem uma pequena câmera para que os médicos possam gravar o procedimento.


O procedimento geralmente é realizado em nível ambulatorial, mas dependendo das circunstâncias, pode ser necessário encaminhar o paciente para um hospital e ser submetido a anestesia geral. A escolha do cistoscópio (rígido ou semi flexível) também depende da finalidade do exame.

Como se preparar para a citoscopia?

Como se preparar para a citoscopia

Para se preparar para a cistoscopia recomenda-se que o paciente faça por 4 horas e suspenda qualquer medicação anticoagulante por 7 dias. Antes da cistoscopia, um teste de urina deve ser feito para verificar se há infecção urinária. Nestes casos, o procedimento não é indicado.

Urologista para cistoscopia em Brasília

O urologista para cistoscopia em em Brasília é o Dr. Thiago Castro, médico experiente na prevenção e tratamento de condições e patologias que afetam a saúde do trato urinário. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537 ou clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: