
Quando a citoscopia é indicada?

A cistoscopia é indicada para avaliar possíveis condições e patologias vesicais e uretrais. Ou seja, questões relacionadas à saúde da bexiga e da uretra, incluindo inflamação, cálculos renais (litíase), câncer de bexiga e uretra, entre outros.
A cistoscopia é útil para o diagnóstico de uma variedade de condições, tais como:
- Pedra nos rins;
- Endometriose;
- Sintomas do trato urinário inferior;
- Hematúria (sangue na urina);
- Inflamação crônica da bexiga e do trato urinário;
- Tumor (benigno ou maligno).
O exame é principalmente recomendado para pacientes com suspeita de câncer de bexiga, sendo este um dos tipos mais comuns de tumores. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a doença é o quarto tipo de câncer mais comum em homens e o oitavo mais comum em mulheres.
Além disso, o câncer de bexiga é a segunda doença mais comum tratada pelos urologistas, depois do adenocarcinoma de próstata (câncer de próstata).
A cistoscopia também pode ser usada para tratar certas condições, como o caso da litíase, na fragmentação do cálculo renal. Este procedimento também é utilizado para avaliar e tratar lesões do trato urinário.
Como é feita a citoscopia?

A cistoscopia é feita a partir da introdução de um cistoscópio esterilizado pela uretra do paciente, seguindo a até a bexiga. Normalmente, anestesia local e lubrificantes são administrados para reduzir a sensibilidade e facilitar a penetração do dispositivo.
Os cistoscópios têm cerca de 30 a 150 centímetros de diâmetro e comprimento, mas apenas 15 a 30 centímetros são inseridos na uretra e na bexiga. Os aparelhos também possuem uma pequena câmera para que os médicos possam gravar o procedimento.
O procedimento geralmente é realizado em nível ambulatorial, mas dependendo das circunstâncias, pode ser necessário encaminhar o paciente para um hospital e ser submetido a anestesia geral. A escolha do cistoscópio (rígido ou semi flexível) também depende da finalidade do exame.
Como se preparar para a citoscopia?

Para se preparar para a cistoscopia recomenda-se que o paciente faça por 4 horas e suspenda qualquer medicação anticoagulante por 7 dias. Antes da cistoscopia, um teste de urina deve ser feito para verificar se há infecção urinária. Nestes casos, o procedimento não é indicado.
Urologista para cistoscopia em Brasília
O urologista para cistoscopia em em Brasília é o Dr. Thiago Castro, médico experiente na prevenção e tratamento de condições e patologias que afetam a saúde do trato urinário. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537 ou
clicar aqui!