Layout do blog

2 de fevereiro de 2022

Pedra nos Rins em gestantes: o que você precisa saber

Urologista Dr. Thiago Vilela Castro

Como tratar o cálculo renal na gravidez?


As "pedras nos rins" como é conhecido é muito comum nas gestantes. Cientificamente chamados de cálculos renais, podem ocorrer por conta das alterações fisiológicas e anatômicas no trato urinário decorrentes desse período. Estima-se que uma em cada
1500 gestações apresenta formação de pedras.


Continue a leitura e saiba mais como acontece a formação da pedra nos rins, os principais sintomas e os tratamentos adequados para as grávidas.

Como ocorre a formação de pedra nos rins na gravidez?

Na gestação muitas mulheres podem sofrer com o cálculo renal. Isso acontece por algumas razões, uma delas é a hipercalciúria gestacional, que é uma eliminação maior de cálcio pela urina que eleva a chance de formação de pedras nos rins.

A dilatação dos rins também é uma alteração marcante da gestação e pode ocorrer por volta da sétima semana de gestação em cerca de 90% das gestantes. Tal dilatação aumenta a predisposição para o surgimento do cálculo renal e infecções urinárias.



O relaxamento da musculatura do trato urinário também costuma ser frequente em gestantes, e pode estar associado ao cálculo renal na gravidez.

As dores renais costumam ser muito intensas, semelhantes ao trabalho de parto. Por isso, gestantes podem confundir os sintomas e o diagnóstico do quadro pode ser tardio. Abaixo, você compreenderá os principais sintomas de cálculo renal.

Dor nos rins na gravidez, um dos principais sintomas da pedra nos rins

Ter um diagnóstico exato é um dos maiores desafios no tratamento do cálculo renal na gravidez, devido a outros quadros que podem surgir nesse período. Doenças como a lombalgia podem disfarçar sua detecção.


Além disso, um dos exames mais utilizados para localização da pedra nos rins é a tomografia computadorizada, mas ela não é indicada para gestantes devido a sua alta taxa de radiação.


Por isso, para saber a melhor opção de tratamento para o cálculo renal na gravidez, é necessária a consulta com um médico urologista especializado. Ele analisará seu quadro e fará o diagnóstico com as melhores opções para a resolução do quadro.

Quais os sintomas do cálculo renal na gravidez?


Se você é gestante esteja atenta a dores incomuns nas costas que irradiam para a parte da frente, pois pode ser um indício de cálculo renal. As dores costumam ficar mais fortes com o passar do tempo, além de ser desconfortável encontrar uma boa posição. 


Outros sintomas de pedra nos rins são:

  1. Dor forte na parte inferior das costas, afetando um lado ou dois;
  2. Sangue na urina;
  3. Náuseas e vômitos.


Lembre-se que estar atenta a possíveis sintomas é cuidar da sua saúde, mas durante o período gestacional o cuidado deve ser redobrado. 


Qual é o melhor tratamento?

Após identificar um ou mais dos sintomas acima, procure um urologista imediatamente. Uma avaliação médica rápida gera um diagnóstico e tratamento adequado para diminuição de riscos para a gravidez. 


Além disso, há medidas simples que podem ajudar na prevenção com o aumento do consumo de água, suco de fruta cítrica como laranja, limão, pois são ricos em citrato, que é uma substância que inibe a formação dos cálculos. A redução do consumo de sal e alimentos industrializados, embutidos, enlatados e condimentos e o consumo de carnes vermelhas também são importantes para a prevenção dos cálculos renais. 


Se essas informações te ajudar, compartilhe com quem precisa. E se quiser saber mais, me procure. Será um prazer ajudá-la nesse momento tão especial.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: