O câncer de próstata é considerado o segundo tipo mais comum entre os pacientes do sexo masculino. Após o tratamento, as dúvidas sobre a vida sexual são frequentes. O medo da disfunção erétil é uma das maiores preocupações dos pacientes.
Antes de responder essas questões é importante entender a função da próstata no corpo masculino e como a cirurgia de remoção pode afetar sua vida sexual. Continue lendo e confira.
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada abaixo da bexiga e acima do reto, tem como principal função produzir o líquido prostático que, quando misturado com o líquido seminal, formam cerca de 90% do sêmen.
O sêmen, por sua vez, tem a função de nutrir, proteger e auxiliar na locomoção dos espermatozóides, o que gera a fertilidade masculina e permite a reprodução. Assim, a retirada da próstata causa a infertilidade e impede o homem de ejacular, mas não afeta diretamente o orgasmo.
Apesar da fertilidade ser um fator relevante para muitos homens, a impotência não está relacionada com ela, mas, sim, à capacidade de ter e manter uma ereção para ter relações sexuais, o que também é influenciado pela retirada da próstata.
Pode ocorrer a perda da capacidade da ereção após a cirurgia, pois em alguns pacientes o câncer invade os nervos cavernosos e faz- se necessário a retirada do tumor junto com o nervo para a cura do câncer . Em caso de lesão de um dos nervos cavernosos, a volta à ereção normal pode ser gradual. Alguns fatores influenciam na recuperação da capacidade de manter relações sexuais, como a extensão do câncer, o nível de afetação dos nervos e até mesmo a idade do paciente.
Geralmente a ereção normal retorna após 3- 6 meses da cirurgia, porém em alguns casos pode levar até 2 anos para que isso ocorra.Então podemos dizer que a cirurgia não causa impotência permanente na maioria dos casos.
O paciente, normalmente, fica apto a ter relações sexuais a partir dos 45 dias após a cirurgia, mas isso ocorre somente se o paciente não tiver nenhuma intercorrência no meio do caminho.
Após a cirurgia de retirada da próstata, o paciente passará pelo período de recuperação que envolve uma reabilitação sexual. Nessa etapa, o médico especialista ensinará como manusear o pênis para estimular o bombeamento do sangue para esse órgão e, consequentemente, reduzir o tempo para manter relações sexuais.
Tudo isso deve ser feito com o acompanhamento por um urologista ou andrologista.
Com a evolução das técnicas cirúrgicas, uma das técnicas mais modernas, eficientes e seguras quando o estágio do câncer de próstata está avançado é a cirurgia robótica.
Como o procedimento utiliza técnicas minimamente invasivas para espaços limitados, a visão em 3D traz mais amplitude e detalhes aos órgãos explorados. Outras vantagens são as menores incisões, menor risco de sangramento, diminuição da dor, menor tempo de internação, mínimas chances de complicações no pós-cirúrgico e uma recuperação mais rápida.
A grande vantagem da cirurgia robótica para a retirada da próstata é a preservação da função urinária e erétil, por isso é importante um urologista especializado em cirurgia robótica para uma operação com resultados.
Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato comigo. Ficarei feliz em ajudá-lo.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.