A vasectomia é um procedimento cirúrgico destinado a impedir a passagem do esperma durante a ejaculação, evitando assim a gravidez. Isso acontece porque durante uma vasectomia, o médico corta os vasos deferentes, os tubos que transportam o esperma dos testículos até o pênis.
A vasectomia é para homens que não querem ter mais filhos. Porém, é importante que ambos os casais conversem sobre o procedimento com seu médico para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas.
A vasectomia é um procedimento simples realizado por um urologista usando anestesia local para evitar a dor e o desconforto do procedimento.
Depois que a anestesia faz efeito, o médico apalpa a área para identificar o canal deferente, depois corta o canal deferente, que pode ser amarrado firmemente com fios cirúrgicos ou com calor ou eletricidade. Desta forma, os espermatozóides são impedidos de chegar ao pênis, por isso não são liberados durante a ejaculação, impedindo que o óvulo seja fecundado.
Após a realização do procedimento o paciente já pode ir para casa.
Os principais cuidados após a vasectomia são repouso e aplicação de compressas frias no local (sob orientação médica). Além disso, recomenda-se usar roupas confortáveis e abster-se de relações sexuais por cerca de 3 dias ou até que seja liberado pelo médico.
É importante usar um preservativo durante o sexo após uma vasectomia porque pode haver esperma no ducto deferente para que eles ainda possam ser liberados durante a ejaculação. Portanto, para garantir que não haja mais espermatozóides, recomenda-se consultas regulares com um urologista para uma análise de sêmen, também conhecida como teste de sêmen.
Após uma vasectomia, é normal que um homem sinta dor e desconforto na área.
A vasectomia não demora para fazer efeito, teoricamente seu efeito é instantâneo. Embora os efeitos da vasectomia sejam imediatos e impeçam que os espermatozóides cheguem ao pênis, ainda pode haver algum esperma na passagem, permitindo a gravidez. Recomenda-se o uso de outros métodos anticoncepcionais, como camisinha, por 3 meses após o procedimento.
Em média são necessárias até 25 ejaculações para eliminar todos os espermatozóides deixados na passagem, daí a importância do tempo de espera.
Ao fim do período o paciente deve realizar um teste de esperma para garantir o sucesso do procedimento. Somente após este teste indicar a ausência de espermatozóides é permitido ter relações sexuais sem contracepção, usando apenas preservativos para prevenir as ISTs.
O médico para vasectomia em Brasília é o Dr. Thiago Castro, urologista experiente no cuidado com a saúde íntima masculina. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537 ou
clicar aqui!
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.