Layout do blog

23 de março de 2023

Câncer de pênis: como reconhecer os sintomas?

No Brasil, o câncer de pênis representa cerca de  2% dos cânceres que atingem os homens, sendo mais comum nas regiões Nordeste e Norte. Mas quais são os sinais dessa doença? Confira abaixo!
O que é Câncer de Pênis?


Quais são os sintomas mais comuns do câncer de pênis?

Geralmente o câncer de pênis se manifesta por meio de uma lesão na região genital, na grande maioria das vezes na glande ou na face interna do prepúcio.

Essa lesão pode ser vegetante, ulcerada, plana, avermelhada ou um misto desses tipos. Costuma estar associada a coceira local, queimação, dor e odor desagradável.


Alterações na pele

Na maioria das vezes, o primeiro sinal de câncer de pênis é a alteração na pele do pênis, provavelmente na glande do pênis ou no prepúcio (em homens não circuncidados), mas também pode ocorrer no corpo do pênis. Essas alterações podem incluir:

  • Uma área da pele mudando de cor ou se tornando mais espessa.
  • Nódulo no pênis.
  • Ferida ou úlcera crônica, que sangra.
  • Protuberâncias avermelhadas e aveludadas
  • Pequenos edemas sólidos.
  • Lesões de cor marrom-azulada.
  • Secreção persistente, muitas vezes com mau cheiro.


Geralmente, as feridas ou nódulos devido ao câncer de pênis não são dolorosos. No entanto, você deve consultar um médico se encontrar qualquer tipo de alteração ou anormalidade em seu pênis, mesmo que isso não provoque dor.


A lesão suspeita

A lesão é avermelhada e pruriginosa na fase inicial. Por outro lado, a fase avançada causa dor. Assim como, geralmente há infecção secundária na lesão. Por isso, a proliferação bacteriana causa odor pútrido oriundo da lesão primária. 


Como a infecção tumoral elimina odor fétido,  acabam afastando o paciente do seu convívio social. Os pacientes ficam constrangidos e envergonhados. Além disso, se isolam e por incrível que pareça, não procuram ajuda médica.


A neoplasia pode destruir o pênis, causando endurecimento das estruturas profundas invadidas pela neoplasia. Além disso, pode encurtar a haste peniana por necrose tumoral e infecção. O medo da procura médica está ligado ao tratamento da lesão primária, a amputação do pênis.


Inchaço

Inchaço na extremidade do pênis, especialmente quando o prepúcio é retraído, é mais um sinal comum do câncer de pênis.


Nódulos sob a pele na região da virilha

Se a doença se disseminar, na maioria das vezes é para os gânglios linfáticos da virilha. Neste caso, os linfonodos aumentam de tamanho e podem ser apalpados como nódulos sob a pele.


Estes sinais e sintomas podem muitas vezes estar associados a outras condições benignas. Por exemplo, uma infecção pode causar aumento de tamanho dos gânglios linfáticos na região da virilha. Entretanto, se você tiver algum destes sinais ou sintomas, consulte imediatamente um médico, para que a causa seja diagnosticada e iniciado o tratamento.


Sinais de câncer de pênis avançado

Alguns sinais podem indicar um nível avançado do câncer de pênis: 

  • Nódulo linfático inchado na virilha (pode parecer um caroço);
  • Fadiga;
  • Perda de peso;
  • Dor óssea;
  • Dor no abdômen.


Detecção precoce do câncer

Quase todos os tumores de pênis iniciam pela pele, por isso, muitas vezes eles são diagnosticados já no começo da doença. Os cânceres que começam sob o prepúcio podem não ser detectados, principalmente se o homem possui fimose. Alguns tipos da doença podem provocar sintomas que são confundidos por outras patologias.

Assim, mesmo que o homem sinta ou veja algo incomum, ele pode não reconhecer esse sinal como algo que necessite de cuidado médico. Mas, se você detectar qualquer diferença no pênis, mesmo que ela não doa, deve procurar um médico de imediato, para que a causa seja diagnosticada e, se preciso, começar o tratamento. Toda anormalidade deve ser avaliada por um especialista. Muitas são benignas, mas mesmo assim devem ser tratadas.


Caso identifique algum sintoma, procure imediatamente um Urologista da sua confiança e se quiser saber mais, entre em contato comigo através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: