
A cirurgia robótica no tratamento do câncer de rim

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 6 mil novos casos de câncer renal são registrados todos os anos. Saiba como a cirurgia robótica pode auxiliar no tratamento dessa doença tão severa e comum.
Os rins são órgãos muito importantes para a nossa saúde. Além de filtrarem as “impurezas” do sangue, eliminadas posteriormente na urina, eles desempenham inúmeras outras funções como a produção de hormônios que atuam na manutenção da pressão arterial e na produção dos glóbulos vermelhos.
Outros aspectos benéficos da saúde dos rins é a manutenção do equilíbrio hídrico através do controle da quantidade dos líquidos corporais na corrente sanguínea e a regulação das taxas de eletrólitos, como sódio, potássio, cálcio e fósforo.
Para o surgimento do câncer alguns fatores de riscos são levados em consideração como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar em parentes de primeiro grau.
O câncer de rim costuma acometer duas vezes mais os homens do que as mulheres. Especialmente após os 50 anos de idade.
Sintomas e Diagnósticos
Cerca de apenas 10% dos pacientes costumam apresentar sintomas de câncer nos rins, como dor na lateral do abdômen, sangue na urina e massa abdominal palpável.
Na maior parte das vezes, o diagnóstico é realizado de forma incidental, em exames de imagem e na forma de nódulos sólidos ou cistos complexos.
O câncer nos rins pode se apresentar de três formas:
- Forma localizada: a lesão está totalmente confinada ao órgão (felizmente, a forma mais comum);
- Forma localmente avançada: quando já ocorreu a proliferação de células cancerosas para fora do órgão;
- Forma avançada: quando as células cancerosas já se espalharam e se implantaram em outros órgãos, como nódulos linfáticos, pulmões e ossos.
Tratamento para o câncer nos rins
Após o diagnóstico do câncer de rins, é realizado o estadiamento da doença. Nesta etapa, identificamos qual a gravidade de cada caso e qual o melhor tratamento para cada pessoa.
Infelizmente, as células do câncer nos rins costumam ser quase totalmente resistentes a tratamentos como radioterapia e quimioterapia. Por isso, a cirurgia é a principal forma de curar e controlar as células cancerosas.
Atualmente, em grande parte dos casos, já é possível realizar o tratamento cirúrgico sem a necessidade de remoção completa do rim. A cirurgia preservadora, com técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia robótica e laparoscópica, trazem benefícios como:
- Redução da dor (a maioria dos pacientes não precisa de medicamentos para controle da dor após a alta);
- Recuperação pós-operatória mais rápida, com menor tempo de hospitalização;
- Retorno mais rápido às atividades diárias;
- Menor perda de sangue, com menor taxa de hemotransfusão.
Cirurgia robótica: como funciona?
Com a cirurgia robótica, podemos realizar a remoção do câncer nos rins de forma minimamente invasiva e precisa. Assim como na cirurgia videolaparoscópica, as pinças e instrumentos são inseridos por cavidades pequenas, de 5 a 12mm, junto com uma microcâmera.
No entanto, na cirurgia robótica, o médico cirurgião comanda os movimentos de todos os instrumentos a partir de um console com monitor de alta definição e controles especiais.
A grande vantagem é que as pinças robóticas possuem um movimento articulado , replicando muito bem e até melhorando os movimentos realizados pela mão humana. Consegue filtrar tremores e deixar o movimento do cirurgião ainda mais preciso.
Entre os benefícios da cirurgia robótica para o câncer de rins estão:
- Reconstrução mais segura e detalhada das camadas dos rins naqueles casos em que a lesão precisou ser removida de uma localização mais profunda;
- Menor tempo de isquemia quente (tempo em que a artéria renal é clampeada) levando à menor injúria isquêmica ao tecido renal.
- Maior visualização em monitor 3D e de alta definição por parte dos médicos cirurgiões das estruturas;
- Ampliação do campo cirúrgico em até 10 vezes;
- Melhor detalhamento de planos e tecidos;
- Movimentos delicados e precisos das pinças cirúrgicas;
- Melhor ergonomia para o médico cirurgião.
Cuide da sua saúde e da sua qualidade de vida. Acompanhe regularmente seu médico e, em caso de dúvidas, solicite mais informações sobre o uso da
cirurgia robótica para o câncer nos rins. Se precisar de ajuda, entre em contato comigo que irei ajudá-lo.