A Hiperplasia Prostática Benigna consiste no aumento de volume da próstata, mais comum nos homens acima dos 50 anos. Cerca de um terço da população masculina desenvolve a doença.
A próstata é uma glândula que se localiza na frente do reto e abaixo da bexiga. Sua função é a de produzir parte do líquido do qual se forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides. Existem indicativos científicos de que as mudanças hormonais que o organismo masculino sofre ao ficar mais velho, favorecem o surgimento da doença.
A cirurgia robótica é uma opção segura para o tratamento da HPB, saiba mais sobre o procedimento abaixo.
A HPB acomete 50% dos homens com mais de 50 anos e 90% dos homens com mais de 90 anos. É o aumento do da glândula prostática que bloqueia o fluxo urinário, fazendo com que os primeiros sintomas comecem a aparecer.
Com isso, uma grande dificuldade em iniciar a micção aparece, além da sensação da bexiga não estar totalmente vazia e o fluxo urinário aumentar, principalmente durante a noite. O volume e força também podem oscilar durante o período do transtorno.
Para um tratamento eficaz, a cirurgia robótica pode ser empregada, tendo como vantagem se comparada a cirurgia aberta, a redução de sangramento e do tempo de sonda e recuperação pós operatórios.
A prostatectomia robótica é uma evolução da prostatectomia aberta e apresenta importantes benefícios para o paciente. Realizada com o auxílio de um robô, a cirurgia pode ser utilizada para remoção parcial ou total da próstata, oferecendo maior precisão dos movimentos cirúrgicos.
.
Normalmente, a opção de tratamento com a Prostatectomia Simples é indicada para casos de Hiperplasia Benigna da Próstata onde as próstatas são muito volumosas, geralmente acima de 100 gramas. É um procedimento simples para a remoção dos tecidos da glândula, onde o órgão é retirado apenas parcialmente.
A técnica robótica minimamente invasiva, usa braços robóticos com pinças de alta precisão que executam os comandos do cirurgião através de um console na sala de cirurgia. Outra vantagem é que o sistema permite uma visão 3D de alta definição e facilita a visualização dos tecidos, proporcionando pequenas incisões com maior visão, precisão e controle.
Além das vantagens citados, esse tipo de cirurgia apresenta inúmeros resultados benéficos, tais como:
Portanto, atente-se aos resultados de seus exames e, caso ainda não tenha marcado uma consulta, agende já um encontro com seu urologista.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.