O câncer de rim é o terceiro mais comum do aparelho urinário e representa 3% das doenças malignas do adulto. Sendo também conhecida como hipernefroma ou adenocarcinoma renal.
Há diversos subtipos de câncer renal, sendo o carcinoma de células claras o mais prevalente, representando 90% dos casos em adultos. Nas crianças, o tipo de câncer de rim mais observado é o
tumor de Wilms. Sua incidência tem aumentado nos últimos anos pela maior disponibilidade e precisão dos exames de imagem, levando ao diagnóstico precoce e tendo uma alta chance de cura.
De 6% a 10% dos pacientes apresentam dor no flanco, sangue na urina e massa abdominal palpável. No entanto, a forma mais frequente de diagnóstico são os encontrados em exames de rotina como a ultrassonografia do abdômen.
O diagnóstico definitivo é feito por meio da ultrassonografia e da tomografia computadorizada do abdômen. A tomografia também é bastante útil na verificação da extensão para outros órgãos e no planejamento da terapêutica mais adequada.
Os fatores mais importantes no prognóstico do câncer de rim, que auxiliam no planejamento terapêutico e no seguimento da doença, são:
Normalmente não há sintomas na sua fase inicial. O tumor muitas vezes é diagnosticado durante a realização de exames de imagem por outro motivo. Esteja atento! Com o crescimento do tumor e o avanço da doença podem surgir os sintomas abaixo:
Há alguns tratamentos mais utilizados para o câncer de rim que variam de acordo com o estágio da doença. Confira as principais tratamentos:
Terapia alvo - Também chamada de terapia alvo molecular, é um dos tratamentos de câncer mais modernos. Ela utiliza medicamentos que impedem que o tumor cresça e que as células cancerígenas se espalhem, além de evitar a formação de novos vasos sanguíneos que "alimentem" o tumor.
Ablação tumoral
- Na ablação por radiofrequência, uma sonda emite ondas de rádio de alta frequência para destruir as células cancerígenas. Na criocirurgia o método é o congelamento dessas células. Ambos os procedimentos são indicados para tumores menores. Há também a ablação por etanol, que injeta uma quantidade concentrada de álcool no tumor.
Radioterapia
- Geralmente, este método é escolhido quando o paciente não pode passar por uma cirurgia ou a doença se espalhou.
Cirurgia de remoção do câncer nos rins - Na nefrectomia parcial, é feita a retirada da parte do rim afetada pelo tumor. Na nefrectomia total, o rim com tumor é totalmente retirado.
A campanha do Março Vermelho tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre os riscos do câncer renal e também sobre os cuidados com a saúde do rim como um todo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 6 mil novos casos de câncer renal são registrados todos os anos.
Mantenha hábitos saudáveis de vida, não fume, pratique atividades físicas, controle o peso e a pressão arterial. Medidas simples do dia a dia podem ajudar a prevenir essa e outras doenças. Para saber mais entre em contato comigo, será um prazer ajudá-lo!
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.