Layout do blog

22 de março de 2022

Saiba mais sobre o Câncer de Rim e o Março Vermelho 

Urologista Dr. Thiago Vilela Castro

O câncer de rim geralmente acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente nos homens que nas mulheres. Continue a leitura e saiba mais sobre essa doença, seu diagnóstico e tratamento.

O câncer de rim é o terceiro mais comum do aparelho urinário e representa 3% das doenças malignas do adulto. Sendo também conhecida como hipernefroma ou adenocarcinoma renal. 


Há diversos subtipos de câncer renal, sendo o carcinoma de células claras o mais prevalente, representando 90% dos casos em adultos. Nas crianças, o tipo de câncer de rim mais observado é o
tumor de Wilms. Sua incidência tem aumentado nos últimos anos pela maior disponibilidade e precisão dos exames de imagem, levando ao diagnóstico precoce e tendo uma alta chance de cura.


Confira alguns fatores de risco para o câncer renal:

  • Tabagismo.
  • Obesidade.
  • Hipertensão.
  • História familiar da doença.
  • Doença de Von Hippel-Lindau e diálise.

Diagnóstico


De 6% a 10% dos pacientes apresentam dor no flanco, sangue na urina e massa abdominal palpável. No entanto, a forma mais frequente de diagnóstico são os encontrados em exames de rotina como a ultrassonografia do abdômen.


O diagnóstico definitivo é feito por meio da ultrassonografia e da tomografia computadorizada do abdômen. A tomografia também é bastante útil na verificação da extensão para outros órgãos e no planejamento da terapêutica mais adequada.


Os fatores mais importantes no prognóstico do câncer de rim, que auxiliam no planejamento terapêutico e no seguimento da doença, são:

  • Estágio clínico.
  • Obesidade.
  • Estado clínico do paciente.

Sintomas


Normalmente não há sintomas na sua fase inicial. O tumor muitas vezes é diagnosticado durante a realização de exames de imagem por outro motivo. Esteja atento! Com o crescimento do tumor e o avanço da doença podem surgir os sintomas abaixo:

  • Sangramento na urina, podendo ser vermelho ou escurecido
  • Dor lombar
  • Perda de peso não explicada
  • Cansaço constante
  • Febre não explicada por infecção


Tratamento do Câncer de Rim

Há alguns tratamentos mais utilizados para o câncer de rim que variam de acordo com o estágio da doença. Confira as principais tratamentos:


Terapia alvo
- Também chamada de terapia alvo molecular, é um dos tratamentos de câncer mais modernos. Ela utiliza medicamentos que impedem que o tumor cresça e que as células cancerígenas se espalhem, além de evitar a formação de novos vasos sanguíneos que "alimentem" o tumor.


Ablação tumoral
- Na ablação por radiofrequência, uma sonda emite ondas de rádio de alta frequência para destruir as células cancerígenas. Na criocirurgia o método é o congelamento dessas células. Ambos os procedimentos são indicados para tumores menores. Há também a ablação por etanol, que injeta uma quantidade concentrada de álcool no tumor. 


Radioterapia
- Geralmente, este método é escolhido quando o paciente não pode passar por uma cirurgia ou a doença se espalhou. 


Cirurgia de remoção do câncer nos rins
- Na nefrectomia parcial, é feita a retirada da parte do rim afetada pelo tumor. Na nefrectomia total, o rim com tumor é totalmente retirado. 


Março Vermelho

A campanha do Março Vermelho tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre os riscos do câncer renal e também sobre os cuidados com a saúde do rim como um todo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 6 mil novos casos de câncer renal são registrados todos os anos.


Então como prevenir o câncer renal? 

Mantenha hábitos saudáveis de vida, não fume, pratique atividades físicas, controle o peso e a pressão arterial. Medidas simples do dia a dia podem ajudar a prevenir essa e outras doenças. Para saber mais entre em contato comigo, será um prazer ajudá-lo!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: