Layout do blog

26 de outubro de 2021

O que saber sobre a Cirurgia robótica de próstata

Médico para reversão de vasectomia em Brasília

A tecnologia vem sendo uma grande aliada nos tratamentos relacionados à doenças na próstata

Doenças e questões ligadas diretamente à região da próstata são temas tratados muitas vezes com certo tabu e isso precisa mudar. A saúde do homem não pode ser motivo de vergonha ou desconhecimento e a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada neste momento. 

As cirurgias robóticas, por exemplo, são o que há de mais moderno em cirurgias na área da urologia. Esses procedimentos são mais seguros e rápidos do que as cirurgias tradicionais, e possuem alto índice de resultados positivos.

Hoje explicarei como essa tecnologia pode ser uma ótima escolha para tratamentos de questões relacionadas à próstata. Confira.

Explicando o que é cirurgia robótica

De forma simples, essa cirurgia é um procedimento realizado por um médico habilitado com o auxílio de um robô, munido de câmeras e instrumentos cirúrgicos.Os movimentos das mãos são replicados fielmente pelo robô, oferecendo ao profissional mais segurança e assertividade em cada escolha/movimento.

 

A tecnologia permite alta precisão das imagens, fazendo com que o médico acesse os órgãos de forma detalhada e sem a necessidade de grandes cortes. Com isso, diminui consideravelmente o risco de hemorragias na região e oferece uma recuperação mais tranquila.


Normalmente, uma cirurgia robótica de próstata pode durar entre 2 a 4 horas. São realizadas pequenas incisões na região do abdome abaixo do umbigo, para a instalação das pinças acopladas aos braços robóticos. Geralmente este procedimento é realizado sob anestesia geral. Mas, relembrando que cada situação é analisada de acordo com a realidade do paciente. 


Estudos comparativos mostram que a
cirurgia robótica tem um menor índice de complicações cirúrgicas, menor permanência hospitalar e um retorno mais rápido às atividades habituais quando confrontada com a cirurgia aberta ou laparoscópica sem assistência robótica.


Quando é indicada a cirurgia robótica

Não existe um caso específico que seja recomendado esse procedimento. O paciente deve ser acompanhado por um médico urologista e receber as recomendações desse profissional. Só assim será possível entender se a situação pede a indicação dessa cirurgia. A cirurgia robótica tem um índice menor de complicações em todo o procedimento, além de possibilitar uma recuperação mais rápida ao paciente.

Tipos de cirurgia robótica de próstata

> Prostatectomia Radical

É uma cirurgia para tratamento do adenocarcinoma da próstata. Esse procedimento é um dos mais realizados no mundo e conta com auxílio da plataforma robótica (sendo uma das cirurgias mais padronizadas por esta técnica).


>Adenomectomia (prostatectomia simples robótica)

É uma cirurgia indicada para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) em caso de próstatas muito grandes (em geral maiores que 100g).

Vantagens da cirurgia robótica

Esses procedimentos cirúrgicos são soluções tecnológicas que apresentam uma série de pontos positivos comparadas aos procedimentos tradicionais.Confira algumas vantagens dessa técnica:


>Maior precisão cirúrgica

>Cortes menores

>Tempo de cirurgia menor

>Recuperação pós operatório mais rápido

Tratamento humanizado

Como um dos poucos médicos urologistas especializados e capacitados em cirurgia robótica em Brasília, posso afirmar que o atendimento humanizado faz toda a diferença no processo. É necessário ouvir todos os pontos levantados pelo paciente, compreendendo suas dores e mostrando, com empatia, as melhores soluções para o caso apresentado.


Compartilhe esse conteúdo com os amigos e ajude a informação chegar a mais lugares. 

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: