A próstata, localizada logo abaixo da bexiga, é uma glândula do sistema genital masculino. Seu tamanho varia com a idade, desempenhando a função de produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. A uretra atravessa essa glândula, e quando aumenta de tamanho, pode comprimir o canal, interferindo na liberação da urina. O câncer de próstata, portanto, é um tumor maligno de origem glandular, situado nessa glândula.
Um fator de risco é um elemento que influencia a probabilidade de uma pessoa contrair uma doença, como o câncer. Diferentes tipos de câncer estão associados a diferentes fatores de risco. Alguns, como o hábito de fumar, podem ser controlados, mas outros, como idade e histórico familiar, estão fora do controle individual. Embora os fatores de risco possam impactar o desenvolvimento do câncer, a maioria não é uma causa direta da doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco podem nunca desenvolver câncer, enquanto outras, sem fatores de risco conhecidos, podem desenvolvê-lo.
Lembrando que a presença de um ou vários fatores de risco não garante o desenvolvimento da doença. Muitas pessoas diagnosticadas com câncer podem não apresentar nenhum fator de risco identificável. No caso do câncer de próstata, quando há a presença de fatores de risco, é muitas vezes desafiador determinar a extensão da contribuição desses fatores para o desenvolvimento da doença.
Alguns fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata incluem:
Se você se identifica com esses fatores de risco e/ou sintomas, não hesite em marcar uma consulta com o Dr. Thiago Vilela Castro para a realização de uma investigação e orientação individualizada. Entre em contato através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.