
Marcapasso na bexiga: em quais situações é indicado?

Descubra como esse método pode auxiliar no tratamento do distúrbio conhecido como bexiga hiperativa e em qual estágio ele pode ser realizado
Hoje falarei do dispositivo marcapasso e como ele pode ser um aliado no tratamento do distúrbio conhecido como bexiga hiperativa. Essa condição é caracterizada pela contração involuntária do músculo da bexiga no momento do enchimento com urina. Isso leva a pessoa a ter um aumento considerável de idas ao banheiro, podendo urinar mais de 8 vezes ao dia, e a ter situações de vontade súbita de urinar (urgência urinária).
E uma das soluções possíveis para esse problema é a implementação do chamado clinicamente de neuromodulador sacral. Mas conhecido como marcapasso da bexiga, esse recurso pode ser indicado para casos em que outros procedimentos foram realizados sem sucesso, ou quando o médico urologista por meio de uma análise (baseado em dados e informações), entende que pode ser o melhor recurso a ser utilizado no caso desse específico do paciente.
Mergulharemos nesse assunto e responderei as perguntas mais comuns sobre o tema marcapasso na bexiga. Acompanhe o texto e boa leitura.
O que é marcapasso de bexiga
Muito parecido com o marcapasso cardíaco, a versão para bexiga é um neuroestimulador implantado cirurgicamente na região do sistema urinário. Com o eletrodo é possível emitir estímulos elétricos suaves nos nervos responsáveis pelo controle da função da bexiga e uretra.
O principal efeito indicado por esse dispositivo é a resposta provocada por meio do marcapasso no organismo do paciente, onde é gerado a inibição das contrações involuntárias. O aparelho cria uma comunicação correta entre o cérebro e os nervos sacrais, permitindo a recuperação do controle sobre a micção.
Como é realizado esse procedimento cirúrgico
É necessário que o paciente seja acompanhado e receba os devidos cuidados ambulatoriais. A implementação do neuroestimulador é feito através de uma pequena incisão na nádega superior, enquanto o implante dos eletrodos é realizado através de uma pequena incisão na parte inferior das costas.
O paciente pode receber alta no mesmo dia (ou, ficar em observação caso o médico indique isso), e o retorno à rotina é considerado rápido.
Em qual caso é indicado o uso do marcapasso?
Esse dispositivo é indicado para situações onde o paciente sofre por incontinência urinária e que não teve retorno positivo em outros tratamentos mais tradicionais (como uso de medicamentos e fisioterapias).
Além disso, o uso do neuroestimulador pode ser indicado como forma de tratamento para outros distúrbios no sistema urinário e excretor:
- síndrome da bexiga hiperativa
- dor pélvica crônica
- retenção urinária
- constipação crônica
- incontinência fecal
O método citado oferece como um dos principais benefícios uma recuperação rápida e a possibilidade de retorno à rotina normalmente. Para quem sofre com problemas relacionados à perda involuntária de urina, poder ganhar mais tranquilidade e qualidade de vida pode fazer uma grande diferença para sua autoestima e bem-estar.
Procure um médico especializado
Apesar de ser considerado um procedimento minimamente invasivo e com uma recuperação rápida, a implementação do marcapasso deve ser realizada apenas por médicos competentes para tal ação (urologistas e/ou neurocirurgiões) e em um local seguro que tenha todos os insumos necessários para o processo. Caso contrário, podem ocorrer riscos à saúde do paciente, causando o agravamento do quadro.
Não fique com dúvidas sobre como resolver problemas relacionados à saúde da sua bexiga. Entre em contato comigo que responderei seu questionamento da melhor maneira possível.