Layout do blog

2 de maio de 2022

Dúvidas comuns sobre a incontinência urinária

Urologista Dr. Thiago Vilela Castro

Confira as principais dúvidas sobre esse problema de saúde muito comum, especialmente entre as mulheres.

A incontinência é perda involuntária da urina pela uretra. É um problema comum mas é pouco falado, por vergonha e pode comprometer diretamente a qualidade de vida de homens e mulheres.


Quais os fatores de risco para ter incontinência?

Sendo mais comum entre as mulheres do que nos homens, cerca de 30-40% das mulheres com mais de 40 anos apresentam algum grau de incontinência urinária. 


A idade é um fator de risco importante, estimando-se que a chance de apresentar incontinência urinária após os 70 anos seja de quatro a cinco vezes maior do que na faixa etária de 20 a 40 anos.


Outros fatores que aumentam o risco de apresentar incontinência urinária são: diabetes, obesidade e a presença de doenças neurológicas. 


Tipos de incontinência urinária 

Há dois tipos principais de incontinência urinária: a incontinência urinária aos esforços e a incontinência urinária de urgência. 


A incontinência urinária aos esforços (IUE) é a queixa de perda urinária ao fazer esforços, como tossir, espirrar ou carregar pesos. É causada pelo enfraquecimento do esfíncter urinário e dos elementos de sustentação da uretra e da bexiga. 


A incontinência urinária de urgência que também é chamada de bexiga hiperativa é a queixa de perda de urina acompanhada ou precedida pela sensação de urgência para urinar. A pessoa sente uma vontade repentina e incontrolável de urinar e não consegue chegar a tempo ao banheiro. 


Tratamentos para incontinência urinária 


As alternativas de tratamento se baseiam na causa da incontinência urinária e na gravidade do problema. A princípio, optamos por medidas mais simples e com menos chances de efeitos colaterais. 

Incluindo mudanças comportamentais e de estilo de vida como evitar excesso de líquidos, realizar micções periódicas, tratar obstipação e outros problemas clínicos como diabetes e obesidade.


Também pode incluir a fisioterapia para o assoalho pélvico e bexiga. Em casos mais complexos ou que não tiveram boa resposta ao tratamento mais simples, alguns procedimentos cirúrgicos podem ser utilizados, como as cirurgias minimamente invasivas, isto é, de baixo risco e rápida recuperação.

Lembre-se sempre, a prevenção feita a partir dos exames anuais (conforme recomendado pelo seu médico) pode fazer muita diferença.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Estou à disposição para respondê-lo: contato@drthiagocastro.com.br.



COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts
Share by: