23 de fevereiro de 2023

Como é feita a cirurgia robótica para câncer de rim?

cirurgia robótica para câncer de rim

A cirurgia robótica para câncer de rim é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada através de uma máquina que possui quatro braços, aos quais é possível acoplar instrumentos necessários para a realização da cirurgia e uma câmera que permite ao médico ter a visão do interior do abdômen do paciente.

A cirurgia robótica para o câncer de rim trouxe uma grande evolução tecnológica para o tratamento da doença, isso porque, antigamente era comum extrair todo o órgão que apresentava o câncer, ao passo que, atualmente é possível retirar somente parte do rim afetado, envolvendo todo o tumor, para evitar futura insuficiência renal.


A precisão e segurança trazida pela cirurgia robótica, permite que o cirurgião consiga conter o sangramento do órgão antes de causar maiores prejuízos ao extrair o tumor, por isso, em alguns casos, não é mais necessário a retirada total do rim.


O procedimento é realizado através de pequenas incisões que são feitas no abdômen do paciente, onde é inserida uma câmera e os braços do robô. Durante todo o procedimento, o médico controla a máquina através de um console, de modo que não há qualquer movimento autônomo da máquina.



A câmera permite ao médico enxergar no interior do corpo do paciente, com imagens tridimensionais e que podem ser aumentadas em até doze vezes, permitindo maior precisão no procedimento e uma visibilidade infinitamente melhor que o procedimento cirúrgico comum.

Ainda, o robô permite o aumento de mobilidade do cirurgião, alcançando locais que a mão humana não seria capaz.

Quais são os benefícios da cirurgia robótica de rim?

benefícios da cirurgia robótica de rim

A cirurgia robótica de rim realizada com o auxílio do robô apresenta vários benefícios para o paciente, tais como, menor tempo de internação, menos dor pós-operatória, menor sangramento durante a cirurgia, redução de complicações, retorno mais rápido às atividades rotineiras.



No caso da cirurgia para o câncer de rim, ainda há a possibilidade de preservar o órgão afetado, evitando futura insuficiência renal.

Médico para cirurgia robôtica de rim em Brasília

O médico para cirurgia robôtica de rim em Brasília é o Dr. Thiago Castro, urologista com ampla experiência na realização de cirurgias robóticas e em doenças que acometem o sistema reprodutor masculino. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts