18 de outubro de 2022

Como é feita a cirurgia robótica para câncer de próstata em Brasília?

cirurgia robótica para câncer de próstata em Brasília

A cirurgia robótica para câncer de próstata em Brasília é feita pelo Dr. Thiago Castro através da remoção completa da próstata através de equipamentos robóticos, que oferecem maior precisão e eficiência durante e após o procedimento.

A cirurgia para câncer de próstata como é popularmente chamada a prostatectomia radical robótica, envolve a remoção completa da próstata com um sistema robótico que proporciona ampliação da imagem e visão 3D da área cirúrgica, permitindo o controle total do procedimento cirúrgico.


Em outras palavras, a prostatectomia radical robótica é um tratamento cirúrgico em que o urologista manipula o braço robótico por meio de um console, melhorando a precisão dos movimentos durante todo o procedimento.


A prostatectomia radical apresenta proporciona ao paciente melhores resultados em termos de recuperação pós-operatória, retorno à atividade, controle da dor, menor sangramento e melhor cicatrização da "costura" uretra-bexiga, reduzindo a incidência de futuras questões no local.

Quando a cirurgia robótica para câncer de próstata é indicada?

Quando a cirurgia robótica para câncer de próstata é indicada

Aa cirurgia robótica para câncer de próstata é indicada no tratamento do Câncer de Próstata localizado, isto é, doença restrita à próstata. Diferente dos casos onde o paciente apresenta metástase, quadro onde o câncer se espalha para outras áreas do corpo.


A prostatectomia radical robótica é contra-indicada em casos de doenças de coagulação e cirurgias abdominais anteriores extensas, que possam impedir a realização do procedimento ou oferecer riscos à vida do paciente, devendo ser avaliada pelo especialista outro método de tratamento.

Quais os cuidados após a prostatectomia radical robótica?

cuidados após a prostatectomia radical robótica

Os primeiros cuidados após a prostatectomia radical robótica se concentram no descanso do paciente, onde o mesmo deve passar várias horas em uma sala de recuperação com sonda na uretra, um dreno saindo do abdômen (em alguns casos) e os curativos.


Quanto à alimentação, uma dieta branda pode ser colocada em prática logo após a cirurgia. No quarto, recomenda-se sentar na cama e levantar da cama e caminhar com a ajuda de enfermeiros e familiares. 


O tempo médio de permanência é de 24 a 48 horas, mas as recomendações médicas, como a citada acima, devem ser mantidas.


Nos cuidados após a prostatectomia radical robótica, o primeiro é o exercício da musculatura pélvica após a alta.


O cateter geralmente é retirado 5 a 7 dias após a cirurgia no consultório, e as suturas (pontos) são absorvidas e não precisam ser retiradas.


Após 60 dias, a atividade física geralmente é permitida, sempre respeitando os limites de cada paciente.

A prostatectomia radical robótica causa impotência sexual?

prostatectomia radical robótica causa impotência sexual

A prostatectomia radical robótica não causa impotência sexual, muito pelo contrário, o procedimento é um dos que proporciona retorno mais rápido à vida sexual do paciente.


Este também é um cenário a ser visualizado no caso da incontinência urinária, devido a mínima invasão do procedimento o paciente em sua maioria dos casos não apresenta falha em sua micção. Em casos de pacientes com sintomas relacionados aos quadros, devem relatar ao médico de acompanhamento.

Urologista para cirurgia robótica de próstata em Brasília

O urologista para cirurgia robótica de próstata em Brasília é o Dr. Thiago Castro, médico altamente qualificado na realização de procedimentos tecnológicos que proporcionam restabelecimento precoce, para mais saúde e qualidade de vida.


Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537 ou
clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O MÉDICO
O que pode ser um caroço na virilha de um homem?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Um caroço na virilha pode ser linfadenopatia, hérnia, cisto, abscesso ou tumor. A consulta com um urologista é crucial para diagnóstico e tratamento.
Quem tem problema de próstata pode ficar impotente?
Por Dr. Thiago Vilela 20 de agosto de 2024
Sim, problemas na próstata, como câncer ou hiperplasia benigna, podem causar impotência, especialmente se o tratamento afetar nervos ou vasos sanguíneos.
Como é a recuperação de quem faz vazectomia?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A recuperação após vasectomia é rápida, com repouso nas primeiras 48 horas, sem necessidade de internação. Atividades leves podem ser retomadas após alguns dias.
A infecção urinária pode ser transmissível?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
A infecção urinária não é transmissível entre pessoa, ela ocorre por bactérias do próprio corpo, com atividade sexual aumentando o risco, mas sem transmissão direta.
Qual o tratamento eficaz para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
O tratamento eficaz para HPV remove lesões com crioterapia, ácido tricloroacético ou cirurgia, controlando sintomas, mas sem eliminar o vírus.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
Por Dr. Thiago Castro 20 de agosto de 2024
Urina marrom escura ou avermelhada pode indicar problemas renais, sugerindo sangue ou toxinas. Requer avaliação médica urgente.
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Quais os cuidados antes da cirurgia de HOLEP?
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Prostatectomia: saiba mais sobre a remoção da próstata através da robótica
Por Caroline Rodrigues 5 de agosto de 2024
Tudo o que precisa saber sobre a Vasectomia
Precisa fazer exame regularmente para HPV?
Por Dr. Thiago Castro 15 de julho de 2024
Sim, exames regulares de HPV são importantes para mulheres a partir dos 21 anos, com Papanicolau a cada 3 anos e, após os 30, combinado com teste de HPV a cada 5 anos.
Mais Posts