
Como é feita a biópsia de próstata?

A biópsia da próstata é feita sob o auxílio de um ultrassom transretal com anestesia local ou sedação leve. O procedimento consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido para análise, onde será possível avaliar se o nódulo presente é benigno ou maligno.
A biópsia é um exame realizado através de uma amostra da próstata que é retirada para análise em laboratório. Este é o único exame que pode precisar a presença de um tumor maligno. Esse exame só é indicado em casos onde o médico detectou irregularidades nos exames de toque retal e/ou PSA.
No dia da biópsia, é preciso fazer jejum de 8 horas e preparar o intestino em casa com algumas horas de antecedência. Durante o procedimento, o médico usa um aparelho de ultrassom de lápis. Este instrumento é inserido através do ânus no reto para reproduzir uma imagem da próstata.
Este mesmo dispositivo possui um vão para inserção da agulha. Ele irá coletar amostras da área da próstata. Após a coleta, os fragmentos são enviados para análise.
É comum que o médico peça para o paciente realizar este exame mais de uma vez.
Como se preparar para o exame de próstata?

Para se preparar para o exame de próstata o paciente deve:
- Realizar o exame de cultura de urina, para diagnosticar bactérias que podem estar na urina;
- Utilizar antibiótico profilático para realização do procedimento, mesmo nos pacientes com cultura de urina sem bactérias;
- Pausar o uso de medicamentos que aumentam o risco de sangramento, como aspirina, clopidogrel, etc.;
- Fazer jejum de 8 horas.
Vale ressaltar que este é um conteúdo que reúne informações médicas gerais, por isso não deve sob hipótese alguma substituir recomendações médicas.
Quais os cuidados após a biópsia de próstata?

Os principais cuidados após a biópsia de próstata são:
- Repouso curto após o procedimento;
- Evitar dirigir imediatamente após o exame;
- Não carregar peso no períodos dos 3 primeiros dias;
- Evite escadas por 24 a 48 horas;
- Não realizar atividades físicas nos primeiros 5 dias;
- Evitar atividade sexual de 7 a 10 dias;
- Tomar antibióticos prescritos pelo médico corretamente.
Médico para biópsia em Brasília
O médico para biópsia em Brasília é o Dr. Thiago Castro, urologista especialista na prevenção e tratamento de câncer de próstata. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (61) 99284-7537 ou
clicar aqui!