AA cirurgia robótica é reconhecida como uma técnica segura, eficiente e que oferece muitos benefícios ao paciente. Optar pela robótica como tratamento, pode aumentar consideravelmente as chances de cura e reduzir riscos significativos se comparados a outros procedimentos, que podem afetar a saúde e qualidade de vida do paciente.
A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, considerado uma evolução da cirurgia videolaparoscópica para a remoção do tumor da próstata de maneira cirúrgica. A técnica utiliza um robô (através do sistema de cirurgia da DaVinci®) para auxiliar o cirurgião a realizar o procedimento.
A cirurgia é feita por meio de pequenas incisões com cerca de 0,5 centímetros na região abdominal do paciente, por onde serão inseridos quatro braços robóticos. Três deles são utilizados para o transporte de pequenos instrumentos que serão utilizados durante a operação. O último possui uma microcâmera acoplada, responsável por fornecer uma imagem tridimensional e ampliada dos órgãos internos, com movimentos em múltiplas direções.
As imagens são transmitidas para um monitor, permitindo que o cirurgião controle os movimentos robóticos a distância durante toda a operação. Ou seja, o robô não faz nada sozinho, apenas reproduz os movimentos das mãos do cirurgião e o auxilia a obter maior precisão durante o procedimento.
Se comparada à cirurgia aberta, a cirurgia robótica para câncer de próstata possibilita mais segurança na realização da retirada cirúrgica da próstata, reduzindo potenciais riscos e aumentando a eficácia na retirada do tumor. Conheça os principais benefícios:
Todas as vantagens acima resultam em importantes benefícios para o paciente durante o período pós-operatório. Dentre os principais, podemos citar:
A cirurgia robótica para câncer de próstata é considerada a melhor opção para o tratamento da doença, independente do estágio. O procedimento só não é indicado para casos em que o câncer está na fase de metástase, ou seja, quando se espalhou para outras partes do corpo.
Normalmente, esse tipo de procedimento é rápido, levando de 1 a 3 horas, dependendo de características do paciente e do tumor.
Como em toda cirurgia, podem ocorrer complicações. Há 2 questões que surgem frequentemente nas consultas: impotência e incontinência.
A cirurgia prostática robótica permite a preservação adequada do feixe vascular e nervoso responsável pelas ereções, que fica muito próximo à próstata.
Entretanto, a qualidade da ereção após a prostatectomia radical depende de outros fatores, como a idade, doenças associadas (diabetes, por exemplo), uso de medicações diárias, entre outros. 60-80% dos pacientes mantêm vida sexual adequada após o procedimento.
Quanto à incontinência urinária, o quadro desaparece em 97% dos pacientes ao final de 6 semanas após a cirurgia. Não sendo, portanto, algo preocupante.
A cirurgia robótica na próstata permite rápida recuperação. Há um tempo médio de internação de 1 dia após a cirurgia.
Não se deve fazer atividade física intensa nem dirigir por um período de 14-28 dias após o procedimento. E é necessário manter acompanhamento, por pelo menos 5 após a cirurgia, com coletas periódicas de PSA, para monitorar recidiva da doença.
A modernidade da cirurgia robótica pode oferecer maior conforto e qualidade de vida para os pacientes. Têm mais dúvidas sobre o tratamento do câncer de próstata? Entre em contato comigo através da página de contato ou pelo WhatsApp (61) 99284-7537.
WhatsApp: 61 - 99284 - 7537 contato@drthiagocastro.com.br
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Thiago Vilela.